Igor Rodriguez
Marcela Monteiro: de “Soldadinha da Xuxa” a repórter do “Vídeo Show”

Desde junho do ano passado, Marcela Monteiro circula pelos bastidores da Rede Globo para mostrar o que as produções da casa estão preparando para os telespectadores. Suas entrevistas e reportagens com grandes estrelas da televisão podem ser vistas no “Vídeo Show”, tradicional vespertino global, que nos últimos anos vem passando por mudanças em seu formato.

Formada em jornalismo, Marcela começou sua carreira na TV ao lado da “Rainha Dos Baixinhos”, quando integrava o elenco do “Xuxa Park”, como uma das “Soldadinhas da Xuxa”. Na adolescência, dedicou-se ao teatro, atuando em nove peças, dentre elas “Rapunzel”, adaptada pelo autor Walcyr Carrasco, com quem viria voltar a trabalhar anos mais tarde, na novela “Sete Pecados”. Ainda na TV Globo, ganhou destaque com suas atuações nas novelas “Malhação” e “O Profeta”, mas foi no jornalismo que se encontrou por inteira.  Na entrevista a seguir, Marcela comenta sobre suas experiências como repórter do “Vídeo Show” e avalia os rumos da atração.

RD1 – Como você avalia as recentes mudanças no formato do “Vídeo Show”?

Marcela Monteiro – Eu me sinto tão honrada em trabalhar no “Vídeo Show”! Cresci assistindo ao programa, me divertindo com ele! Estamos falando de um produto que tem mais de 30 anos no ar. Olha que privilégio fazer parte disso! E ainda é diário! Então, criar, inovar, é essencial! E muito natural, também. Buscamos sempre levar um programa atual e de qualidade para o nosso público. É um compromisso nosso!

RD1 –  O “Vídeo Show” prepara uma nova “atualização” para dezembro e deve anunciar um novo apresentador. Já foi informada sobre isso?

Marcela Monteiro – Fazemos reuniões constantes com a equipe para conversar sobre as matérias, sobre o programa em geral. Estamos sempre sugerindo e discutindo pautas, quadros. Faz parte do nosso dia a dia. É uma busca constante! E acredito que isso é fundamental para a sobrevivência de todo programa de televisão.

Divulgação/TV Globo
O diretor Ricardo Waddington e o casting do novo “Vídeo Show”, Marcela Monteiro, Otaviano Costa, Dani Monteiro e Zeca Camargo

RD1 – Outra alteração se dará na direção de núcleo do programa, que voltará para as rédeas de Boninho. Como é sua relação com ele?

Marcela Monteiro – Quando entrei no “Vídeo Show”, nosso diretor de núcleo era o Boninho. Depois o programa passou para o Ricardo Waddington. Posso dizer que me sinto muito sortuda e privilegiada pela oportunidade de trabalhar com esses dois grandes profissionais. Eu sempre lutei muito pela minha carreira. Estudei, fui atrás, me dediquei. Sou completamente apaixonada pelo que faço. E ter o meu trabalho reconhecido por pessoas como eles é uma alegria muito grande. Sou extremamente grata ao Boninho e ao Ricardo Waddington pelo espaço que me dão, por eles acreditarem no meu trabalho.

RD1 – Além de vários diretores, também já passaram pela atração diversos apresentadores. De qual deles você tem mais saudade ou um carinho especial?

Marcela Monteiro – Nossa… como falar de apenas um?! Engraçado que o “Vídeo Show” é um programa tão querido que eu tenho carinho também por aqueles que não tive oportunidade de trabalhar junto! Conheci o Andrezinho (André Marques) entrevistando ele, mas isso foi muito antes de eu virar apresentadora do “Vídeo Show”! Foi em um trabalho para a PUC, onde eu fiz faculdade de jornalismo. Comentei quando entrei no programa… claro que ele não lembrava! Demos risadas juntos! Lembro que tinham outras pessoas na casa, além do nosso grupo de estudantes e ele preparou comida para todo mundo. Acho que era camarão, sei que o cheiro estava maravilhoso, mas não deu tempo de comer. Como dizem que o bichinho cozinha bem, estou pensando em cobrar essa janta qualquer dia desses! (risos)

RD1 – Desde os primórdios, o “Vídeo Show” aposta na auto-reflexividade, repercutindo os bastidores da emissora. O que você pensa das críticas que apontam que a atração deveria deixar de pensar apenas no “próprio umbigo”?

Marcela Monteiro – Cada programa tem uma essência, uma identidade. A do “Vídeo Show” está muito ligada aos bastidores da televisão. Eu, sinceramente, sou apaixonada por esse universo! Temos pertinho da gente grandes artistas, grandes obras e ter acesso livre a isso é um verdadeiro privilégio. Acho que ainda temos muito o que mostrar, o desafio sempre é encontrar maneiras interessantes de fazer!

marcela monteiro
“O “Vídeo Show” é um programa muito querido pelos artistas.”

RD1 –  E como é a sua relação com esses artistas? Já enfrentou problema com algum?

Marcela Monteiro – Jamais, muito pelo contrário. Como gravo com eles praticamente todos os dias, acabo me apegando! Várias vezes me vi em um cantinho de estúdio torcendo por eles, pela cena! Lembro da cena bombástica de “Amor à Vida” em que o Félix, personagem do querido Mateus Solano, era “desmascarado”. Aquele foi um dia pesado para o elenco, uma sequência longa, difícil… acompanhei tudo bem de pertinho! Os atores estavam ali tão entregues, a cena ficou tão bonita, que eu acabei chorando junto com eles. Quando fui pegar uma sonora com Mateus para o “Vídeo Show”, ele percebeu e me deu um abraço. Ele devia estar exausto, mesmo assim fez questão de gravar conosco e ainda distribuiu carinho.

RD1 – Já circulou na imprensa uma lista de artistas que se recusam a falar com o “Vídeo Show”, a maioria por se incomodar com o HD. Como você lida com o ego dos globais?

Marcela Monteiro – Sinceramente, nunca passei por isso! O “Vídeo Show” é um programa muito querido pelos artistas. Costumo dizer a eles que a matéria só vai ser legal para mim se também for para eles. Por isso, procuro deixar nosso elenco bem à vontade. Temos uma relação de respeito e carinho muito grande!

RD1 – Você atuou em novelas como “Sete Pecados” (2007) e “O Profeta” (2006). Tem vontade de voltar à dramaturgia?

Marcela Monteiro – Atuar é outra paixão. Além de novelas na Globo também fiz diversas peças no teatro e fui muito feliz. Quem sabe não faço um projeto bacana na dramaturgia de novo?! Seria um grande prazer, mas paralelamente. Meu sonho antigo era ser apresentadora de TV e agora que consegui quero continuar nesse caminho. Tenho muita coisa para fazer ainda e muito para aprender. É assim que pretendo me aposentar: velhinha, de cabelo branco, em frente às câmeras, com microfone na mão e um sorriso no rosto! (risos)

RD1 – Acompanhar os bastidores te proporciona um maior aprendizado sobre a dramaturgia, não é mesmo? Na via oposta, o que você acha que a atuação em novelas ajuda em seu trabalho de repórter?

Marcela Monteiro – Costumo dizer que a gente aprende vendo também, observando! Quando eu fiz “O Profeta”, lembro que, muitas vezes, mesmo depois de já ter gravado as minhas cenas, ficava em um cantinho do estúdio de olho em tudo! Adorava assistir às gravações de Laura Cardoso e Rosi Campos, por exemplo! Trabalhar como atriz, dentre outras coisas, me possibilitou criar uma intimidade com esse universo de câmera, estúdio, diretores, luzes… esse é um mundo que eu fui descobrindo aos poucos e me encantando! Acredito que trouxe para mim uma naturalidade diante das câmeras que me ajuda muito no “Vídeo Show” hoje em dia.

Marcela Monteiro conversa com Roberto Carlos, durante a gravação do especial do "Rei"
Marcela Monteiro conversa com Roberto Carlos, durante a gravação do especial do “Rei”

RD1 – Quais entrevistas você destaca como as mais marcantes de sua trajetória pelo “Vídeo Show”?

Marcela Monteiro – Ah… que difícil! Vou citar três que me emocionaram bastante. A entrevista com Roberto Carlos no especial do ano passado. Roberto tinha compromissos e seria difícil atender a imprensa. Então, tive que pedir pessoalmente. E, com todo respeito, pedi licença, me aproximei e pedi. Ele foi de uma simplicidade e simpatia tão grande que fiquei mais fã ainda do “rei” depois desse dia. Aliás, minha família toda é fã dele, então, pelo menos aqui em casa, foi uma das entrevistas mais comentadas!

Marcela
A repórter do “Vídeo Show” conversa com o ex-patrão, Boni

Também tive a alegria de gravar uma matéria com o Boni, um profissional que eu admiro com todas as minhas forças. Trabalhei com ele na Rede Vanguarda, onde apresentei um programa de entretenimento por mais de 2 anos. Estar ao lado do gênio da comunicação é sempre uma honra!

Marcela Monteiro e Tony Ramos
Marcela Monteiro “presenteia” e entrevista Tony Ramos

E o que falar do dia em que levei um bolinho e flores para comemorar o aniversário de Tony Ramos?! Já era uma responsabilidade e tanto estar ali, representando a equipe no “Vídeo Show “em um dia tão especial para uma pessoa que, para nós, é também muito especial! Tony não sabia de nada. Eu tive que sair de perto no começo da gravação, acender a vela escondida, dizer o texto de primeira sem errar, entregar o bolinho e seguir com a entrevista! Ufa… deu tudo certo!

🔵BOLETIM RD1 🔥 Notícias dos Famosos

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

EU QUERO