OAB condena comentário de Rodrigo Bocardi sobre advogado de agressores do metrô

O jornalista Rodrigo Bocardi, apresentador do “Bom Dia São Paulo”

Um comentário de Rodrigo Bocardi, apresentador do “Bom Dia São Paulo”, gerou um incidente diplomático com a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na quinta-feira (29), a entidade repudiou o posicionamento do apresentador, que condenou as ações do advogado responsável pela defesa dos acusados de espancar até a morte um ambulante, numa estação de metrô em São Paulo.

Rodrigo sugeriu a prisão do profissional, pois este sabia do paradeiro dos criminosos e se negou a entregá-los. A OAB considerou o posicionamento do jornalista “leviano”, por “desconsiderar obrigação legal fundamental na relação advogado e cliente, que é o sigilo profissional. Cometeria falta ética se o advogado denunciasse aquele que o procura, […] mesmo aquele a quem é atribuído um crime absurdo de ódio como ocorre nesse caso”.

A Globo não se manifestou a respeito da nota divulgada pela Ordem. No “Bom Dia São Paulo”, costumeiramente, Rodrigo Bocardi emite opiniões relacionadas não só a casos de barbárie como este, como também a autoridades políticas, num tom que se aproxima ao de Marcelo Rezende (Record) e José Luiz Datena (Band) – com mais comedimento e menos gritaria, convém ressaltar.

O caso citado pelo apresentador envolve Ricardo do Nascimento e Alípio Rogério Belo dos Santos, que espancaram até a morte o vendedor de doces Luiz Carlos Ruas, após este ter defendido uma travesti, também agredida pelos dois acusados. Ricardo e Alípio confessaram o crime e se encontram, neste momento, atrás das grades.

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

ALERTAS GRATUITOS