Parem de perseguir Dudu Camargo!

Foto: Reprodução/SBT
Dudu Camargo: um novo talento nasce na TV.

Dudu Camargo, novo apresentador do “Primeiro Impacto”, é a bola da vez. O jovem de apenas 18 anos chocou a todos após ter sido escolhido por Silvio Santos para comandar um matinal do SBT. E, desde então, o coitado não teve sossego.

Primeiro, foram os sindicalistas, que condenaram a escolha do rapaz para ancorar um jornalístico ao vivo. Depois, segundo o próprio Dudu, um clima de inimizade instalou-se dentro da emissora. “Como pode um fedelho comandar um telejornal em rede nacional?”. E mais recentemente, a história chegou no nível mais baixo por causa do ti-ti-ti em torno da vida pessoal do moço.

Ora, minha gente! Menos, né?!

Eu comecei no jornalismo aos 16 anos. Com 17, ainda concluindo o ensino médio, já era editor de um portal de celebridades do Rio de Janeiro. Ainda assim, fiz a bendita faculdade de jornalismo e hoje, aos 25, sou editor-chefe de um dos dez maiores portais de notícias da Bahia. E ainda acumulo a função de colunista do RD1.

Cid Moreira, por exemplo, NUNCA foi jornalista – ele é contador por formação e chegou na TV por ser locutor de rádio – e comandou por 27 anos o principal telejornal do país. William Bonner é publicitário. Talento é uma coisa que nasce com a pessoa. Assisti algumas edições do “Primeiro Impacto” e levei um susto: o moleque saber ler um teleprompter muito melhor que Glória Maria!

Tem gente que estuda quatro anos na faculdade, faz pós-graduação, mestrado, doutorado e uma infinidade de cursos, passa a dar aula em faculdade e, ainda assim, não tem a menor noção de como funciona o mercado na prática. Um adendo: não estou aqui defendendo o amadorismo, e sim, exemplificando que existem casos e casos. Já ouviram falar em autodidatismo? Eu comecei como um amador, mas busquei estudar e aperfeiçoei o meu trabalho. Acredito que Dudu trilhe um caminho parecido em breve.

O que está matando o jornalismo não é a ausência do diploma, e sim, a falta de união dos próprios profissionais. Em vez de ficarmos alfinetando uns aos outros, deveríamos lutar por melhores condições de trabalho – e ajudar os coleguinhas desempregados com indicações para vagas de emprego (hehehe).

Silvio Santos, marqueteiro de mão cheia, sabe que Dudu Camargo está trazendo mídia ao “Primeiro Impacto” e não vai tirá-lo de lá enquanto ele ainda render notinha em jornais e sites como o RD1. O telejornal, aliás, anda incomodando bastante a concorrência e está conseguindo segurar a vice-liderança em alguns momentos – coisa que Joyce Ribeiro e Karyn Bravo, que são ótimas, não estavam conseguindo fazer.

E se ele não conseguir alavancar a audiência, uma coisa muito pior pode acontecer: todos os produtores, redatores, editores e repórteres da redação podem ser demitidos com o fim do telejornal! Isso sim seria catastrófico…

______________________________________________________

Henrique Brinco é formado em jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), de Salvador. Escreve sobre mídia e cultura pop há oito anos em grandes veículos de comunicação, com passagens pela Rede Record de Televisão e Rede Bahia (afiliada na Rede Globo na capital baiana). No RD1, assina o blog Por Trás da Mídia e é o responsável pela editoria de Famosos.

Envie ideias, críticas e sugestões de pauta para o e-mail [email protected]
______________________________________________________

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Henrique BrincoHenrique Brinco
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!