Pathy Dejesus abre o jogo e faz desabafo sobre representatividade negra

Pathy Dejesus
Pathy Dejesus interpretou a Ruth em Um Lugar ao Sol (Imagem: Divulgação / Globo)

Na luta da representatividade negra no meio artístico, Pathy Dejesus, que até recentemente estava no ar em Um Lugar ao Sol, interpretando a Ruth, falou sobre a importância da conquista de espaços no meio.

É de extrema importância tudo o que a gente luta e briga. Quando estávamos na fase de preparação para Um Lugar ao Sol, abri uma questão em relação a Ruth por ela ser uma mulher negra e chegar onde chegou. Poderia ser qualquer mulher no sentido de raça. Ela é uma mulher mau caráter negra, mas poderia ser branca, amarela…”, pontuou a atriz, em conversa com a Quem.

Com a personagem morta, a global mostrou sua gratidão por ter sido escolhida para o trabalho: “Q­uero agradecer muito a Maurício [Farias, diretor] e Lícia [Manzo, autora] por terem pensado em mim para fazer a Ruth”.

“Para mim, foi muito importante fazer uma personagem que não tenha sido escrita para ser representada necessariamente por uma atriz preta. Isso é muito raro”, disse.

Pathy Dejesus fala sobre estereótipos

Em seguida, a artista explicou sobre como muitos personagens possuem suas descrições e como isso não tem que ser mais um padrão: “Quando a gente recebe o perfil de uma personagem, geralmente, vem escrito: ‘nome, idade, negra’. Queremos fugir disso. E acho que a gente vai conseguir fugir disso quando tivermos mais pessoas pensantes à frente desses projetos”.

“Não só os atores, mas também autores e diretores negros inseridos. Assim, a gente sai do esteriótipo, a gente quer contar diferentes histórias. A gente não quer falar apenas de escravidão”, declarou a famosa, que frisou:

“Meu corpo é múltiplo. Sou herdeira de reis e rainhas. Quero ser fútil, quero ser rica, quero andar de carrão, quero ser mau caráter… Sacou? Quero ter outras narrativas para contar”.

Pathy Dejesus, que é uma das protagonistas de Coisa Mais Linda, série da Netflix, ainda contou: “Da minha parte, posso dizer que estou extremamente feliz por ocupar um lugar não-estereotipado. Apesar de não estar o tempo todo na TV, estou no streaming há muitos anos, fazendo série atrás de série. E pouquíssimas dessas personagens que assumi exigia uma atriz negra”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.