Por Neymar e cia, Globo transforma “Babilônia” em novela das oito

Beatriz (Gloria Pires); trama não conseguiu deslanchar e foi encurtada
Beatriz (Gloria Pires); “Babilônia” não conseguiu deslanchar e foi encurtada

É oficial! “Babilônia” será preterida por Neymar, Galvão Bueno e companhia na próxima quarta-feira, 17. Na ocasião, a Globo transmitirá o segundo jogo do Brasil na Copa América 2015, contra a Colômbia. A partida irá ao ar às 21h, com “esquenta” a partir de 20h50.

Com a mudança, o folhetim de Gilberto Braga entrará às 20h25, cerca de cinquenta minutos mais cedo. Para isso, toda a programação será antecipada: “Malhação” (17h25), “Sete Vidas” (18h00), “Praça TV 2ª Edição” (18h50), “I Love Paraisópolis” (19h05) e “Jornal Nacional” (20h00).

A possibilidade foi adiantada em primeira mão pelo RD1 no dia 31 de maio. Havia outra hipótese, a de que a trama da vilã Beatriz (Gloria Pires), o maior fracasso da faixa das 21h de todos os tempos, simplesmente não fosse exibida. Pesou, neste caso, a pressão do departamento comercial.

Após o jogo, às 23h, a emissora recorrerá a uma edição “mutilada” do filme “O Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança” (2011), na sessão “Cinema Especial”. Para fugir de Gugu Liberato, de quem tem penado nas mãos, William Waack surgirá no vídeo um pouco mais tarde do que costuma às quartas-feiras, à 0h20, trinta minutos após o normal.

PRA QUE CHORAR?

Em baixa, “Babilônia” cederá espaço para uma transmissão esportiva, ainda que o evento demande excepcionalidade, no auge de sua crise de audiência. O enredo supera a atual novela das 19h, “I Love Paraisópolis”, em apenas meio ponto: 25.2 x 24.7 – o que equivale a um empate no arredondamento. Nunca antes a Globo saboreou tamanho fracasso com o seu carro-chefe.

Encurtada oficialmente em três semanas – a substituta, “A Regra do Jogo”, estreia em 31 de agosto -, a narrativa dará adeus com índices inferiores a dois king kongs produzidos pelo canal nos últimos anos, “Em Família” (2014), de Manoel Carlos, que despediu-se do público com 29.7 pontos, e “Salve Jorge” (2012), de Gloria Perez, que anotou 34.0 de média. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
João Paulo Dell SantoJoão Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].