Por onde anda o elenco da última versão do “Sítio do Picapau Amarelo”?

“Sítio do Picapau Amarelo” fez a cabeça da garotada nas manhãs da Globo

Obra atemporal da literatura infantil brasileira, o “Sítio do Picapau Amarelo” também foi sucesso na televisão em diversas ocasiões. A última versão em live-action da história de Monteiro Lobato se deu a partir de 2001 na Rede Globo, conquistando a preferência da criançada e ficando no ar até 2007.

publicidade

Quase dez anos após o fim do programa, muita gente ainda se pergunta o que foi feito dos atores que interpretaram Dona Benta, Pedrinho, Narizinho e companhia ao longo dos sete temporadas do “Sítio”. O RD1 foi atrás de pesquisar e levantou algumas informações bastante atuais para vocês sobre o elenco da inesquecível atração infantil.

Confira:

publicidade

Lara Rodrigues: antes e depois

LARA RODRIGUES

Lara tinha apenas 11 anos de idade quando ganhou o papel de Narizinho, o qual desempenharia nos três primeiros anos da atração. Em 2004, substituída por Carolina Molinari, ela se uniu ao elenco secundário de “Malhação”, na pele da irmã mais nova de Gustavo (Guilherme Berenguer), o galã da temporada. Em 2005, ganhou um papel na série “Clara e o Chuveiro do Tempo” e, no ano seguinte, retornou ao “Sítio do Picapau Amarelo”, interpretando uma nova personagem: a espevitada Samira Elias. Depois, participou ainda de “Eterna Magia” (2007), “Ger@l.com” (2009) e a novela “O Astro” (2011).

Em entrevista recente ao site de Patrícia Kogut, Lara contou que acaba de inaugurar sua própria produtora, chamada Malícia, e que não vê a hora de voltar a atuar. “É o que mais me motiva. Sou atriz, o resto veio depois. Pretendo retornar, com certeza“, frisou a bela, hoje com 26 anos.

publicidade

César Cardadeiro como Pedrinho (à esquerda) e atualmente (à direita)

CÉSAR CARDADEIRO

O rapaz cresceu e apareceu após sua participação no “Sítio”. Intérprete do primeiro Pedrinho do seriado, ele deixou o elenco em 2003 e foi parar quase em seguida em “Malhação”, onde ficou por dois anos consecutivos. Em seguida, ganhou destaque nas minisséries “JK” e “Capitu” e paralelamente foi traçando uma interessante carreira no cinema, onde se destacou em filmes de temática densa, como “Divã”, “Suprema Felicidade” e “Depois de Tudo”. Atualmente, o ator de 26 anos é casado com Gabriella de Assis, pai da pequena Maria Clara, de 5 anos, e está de volta à tela da Globo na novela “Novo Mundo”.

publicidade

Nicette Bruno marcou como Dona Benta

NICETTE BRUNO

A grande diva brasileira interpretou a primeira Dona Benta do “Sítio”, até 2003, quando foi substituída por Suely Franco. Presença constante na TV, ela se destacou posteriormente em diversos folhetins, como “Alma Gêmea”, “Ti Ti Ti”, “A Vida da Gente”, “Joia Rara” e mais recentemente “I Love Paraisópolis”, onde comoveu na pele de Isabelita, uma idosa vítima de Alzheimer. Nicette estará no elenco da próxima novela das sete, rebatizada de “Carioca Palace”.

publicidade

Dhu Moraes está no elenco de “Novo Mundo”

DHU MORAES

A atriz estreou no “Sítio do Picapau Amarelo” como Tia Nastácia em 2001, mesmo ano em que foi ao ar no SBT na novela inédita “O Direito de Nascer” – finalizada e engavetada desde 1997. A atriz permaneceria no infantil global até 2006, período após o qual teve uma breve passagem pela Record, na novela “Luz do Sol”. De volta à Globo, atuou em “Caras e Bocas”, “Cheias de Charme”, “Eta Mundo Bom!” e atualmente se dedica às gravações de “Novo Mundo”.

João Vítor Silva se reinventou em “Verdades Secretas”
publicidade

JOÃO VÍTOR SILVA

Com apenas 8 anos, foi escalado para substituir César Cardadeiro como Pedrinho no “Sítio”, a partir de 2004. O então ator mirim ficou no programa até o fim do ano seguinte, quando houve outra troca de elenco, e em 2007 ganhou o papel de Goiaba em “Malhação”. João Vítor acumulou algumas participações na Record, em produções como “José do Egito” e “Milagres de Jesus”, e voltou à Globo em 2015, para atuar em “Verdades Secretas”. Na pele de Bruno, um jovem bissexual e viciado em drogas, o ator protagonizou cenas de nudez ao lado da atriz e modelo Yasmin Brunet e enterrou de vez o rótulo de ator infantil que o acompanhava desde o “Sítio”. Atualmente, ele vive o músico Tom na novela “Rock Story”.

Carolina Molinari atuou em “Carrossel”
publicidade

CAROLINA MOLINARI

Carolina foi a segunda Narizinho, interpretando a personagem entre 2004 e 2005. Após deixar o programa, ela conseguiu um papel em “O Profeta” (2007) e depois migrou para o SBT, onde atuou nas novelas “Revelação” e “Vende-se um Véu de Noiva”. Em 2012, gravou uma participação especial em “Carrossel”.

Suely foi a segunda Dona Benta

SUELY FRANCO

Suely foi a segunda atriz a viver Dona Benta, substituindo Nicette Bruno, de 2004 até 2006. A atriz se desligou da atração para atender a um convite do autor Walcyr Carrasco, que designou a ela o papel de Agripina em sua novela “Sete Pecados”. De lá para cá, tem sido presença constante na dramaturgia global, em folhetins como “Cama de Gato”, “Amor, Eterno Amor”, “Joia Rara” e “Eta Mundo Bom!”.

Isabelle Drummond: talento que vem da infância

ISABELLE DRUMMOND

O bom desempenho como filha de Ana Paula Arósio na minissérie global “Os Maias” valeu à atriz, então com apenas 7 de idade, o papel de Emília no “Sítio do Picapau Amarelo”, tornando-se a primeira criança a interpretar na TV a célebre personagem de Monteiro Lobato – já vivida por atrizes adultas como Dirce Migliaccio e Reny de Oliveira em ocasiões anteriores.

Isabelle deixou o “Sítio” em 2006, ao final da sexta temporada, e a partir de então sua carreira só fez deslanchar. Destaque como a divertida Bianca em “Caras e Bocas”, ela conseguiu sua primeira protagonista em “Cheias de Charme” e repetiu essa função em praticamente todos os seus trabalhos posteriores na Globo, onde já é considerada atriz de primeiro time. Atualmente, protagoniza “Novo Mundo”.

Bete Mendes: a Dona Benta “politizada”

BETE MENDES

Bete fechou o hall das veteranas que interpretaram Dona Benta, vivendo a personagem apenas na última temporada, em 2007, após a saída de Suely Franco do elenco. Conhecida também pela militância política, Bete está afastada da televisão desde 2013, quando integrou o elenco da trama global “Flor do Caribe”. A atriz, porém, foi escalada para “Tempo de Amar”, próxima trama das seis.

Rosa Marya Colin atua e canta

ROSA MARIA COLYN

A atriz e cantora integrou o elenco apenas da última temporada do “Sítio”, substituindo Dhu Moraes como Tia Nastácia. Atualmente no elenco de “Rock Story”, ela teve seu primeiro papel em novelas na segunda versão de “Sinhá Moça” (2006) e depois atuou em muitos outros folhetins globais, como “Duas Caras”, “Ciranda de Pedra”, “Paraíso” e “Fina Estampa”.

Rachel de Queiroz aos 14 anos, em sua aparição pública mais recente

RACHEL DE QUEIROZ

O papel de Narizinho na temporada final do “Sítio” fez parte da carreira-relâmpago como atriz mirim de Rachel de Queiroz, hoje com 21 anos. Ela ganhou o papel após uma elogiada atuação na primeira fase de “Páginas da Vida”, onde viveu a filha de Deborah Evelyn, e depois fez participações na novela “Três Irmãs” e no especial “Por Toda a Minha Vida”, interpretando a cantora Dolores Duran quando criança. A partir daí, Rachel nunca mais foi vista na mídia.

O antes e depois Vítor Mayer

VÍTOR MAYER

O quarto e último Pedrinho do “Sítio”, onde permaneceu apenas durante o ano de 2007. Em 2009, foi um dos protagonistas da elogiada série teen “Ger@l.com”, exibida nas manhãs da Globo, e estreou no cinema em 2012, com um papel na comédia “Até Que A Sorte Nos Separe”. Sua aparição mais recente nas telonas foi no longa “Mate-me, Por Favor”, lançado em setembro do ano passado.

João Acaiabe retornou ao público infantil com papel em “Chiquititas”

JOÃO ACAIABE

Interpretou Tio Barnabé da primeira à sexta temporada do programa, entre 2001 e 2006. Em 2007, seguiu na Globo com um papel na novela “Eterna Magia” e migrou em 2010 para o SBT, onde atuou em “Uma Rosa com Amor”. O ator de 72 anos voltou a trabalhar com crianças em 2013, quando deu vida ao cozinheiro Chico na novela infantil “Chiquititas”.

Gésio Amadeu esteve recentemente em “Velho Chico”

GÉSIO AMADEU

O ator substituiu João Acaiabe como Tio Barnabé na temporada final do “Sítio”, em 2007. O bom desempenho lhe rendeu um contrato de exclusividade com a Globo, onde emendou trabalhos como “Paraíso”, “Araguaia” e “Flor do Caribe”. Sua aparição mais recente foi uma participação na novela “Velho Chico”, no horário nobre da “vênus platinada”.

Rodolfo Valente, o Pedrinho, hoje faz sucesso na Netflix

RODOLFO VALENTE

O ator ficou apenas um ano no “Sítio do Picapau Amarelo”, interpretando a terceira versão de Pedrinho na sexta temporada, em 2006. Depois, atuou na primeira fase de “Eterna Magia”, da Globo, e migrou no ano seguinte para o SBT, onde teve um papel de destaque na novela “Revelação”. O retorno ao canal dos Marinho se daria em 2012, na pele do afeminado Rafael em “Malhação”. No ano passado, Rodolfo foi um dos destaques de “3%”, primeira série brasileira produzida pela Netflix, e fez ainda uma participação especial na novela infantil “Carinha de Anjo”.

Depois do “Sítio”, Amanda Diniz atuou em “Rei Davi”

AMANDA DINIZ

A terceira Narizinho do “Sítio” teve uma carreira artística tão curta quanto sua própria passagem pelo programa, a qual se limitou à sexta temporada. Após seu desligamento do elenco, Amanda participou em 2009 do filme “Sonhos Roubados”, protagonizado por Nanda Costa, e interpretou Merabe na primeira fase da minissérie bíblica “Rei Davi”, da Record.

Cândido Damm reviveu Visconde no último “Criança Esperança”

CÂNDIDO DAMM

Cândido foi o ator que por mais tempo interpretou Visconde de Sabugosa na série, entre 2001 e 2004. Após desligar-se da atração infantil, obteve papéis de pouca projeção na Rede Globo, com participações em séries como “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, “Aline” e “A Grande Família”, além de ter integrado o elenco fixo dos humorísticos “Os Caras de Pau” e “Zorra”. No ano passado, Cândido reviveu o papel de Visconde no especial “Criança Esperança”.

Aramis Trindade foi o segundo Visconde

ARAMIS TRINDADE

Aramis substituiu Cândido Damm como Visconde em 2005 e interpretou o personagem até o fim de 2006, quando Kiko Mascarenhas entrou em seu lugar. Aramis, porém, seguiu no programa em 2007, vivendo outro papel, o barbeiro Libério. Dali em diante, desenvolveu a maior parte de sua carreira no teatro, tendo acumulado ainda pequenas participações em programas como “A Favorita”, “Cheias de Charme”, “Amorteamo” e “As Cariocas”.

Tatyane Goulart fez Emília volta a ser “adulta”

TATYANE GOULART

Tatyane foi uma atriz mirim muito popular a seu tempo, tendo se destacado em novelas como “Felicidade” e “Perigosas Peruas”. Por isso, a atriz encarou de frente o desafio de substituir a elogiada Isabelle Drummond como Emília na última temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, em 2007. Seu apelo junto ao público infantil foi tão bem avaliado que, após o cancelamento da série, Tatyane foi remanejada para ser apresentadora da “TV Globinho”. Após uma participação na minissérie global “Cinquentinha”, ela integrou o elenco fixo da novela “Pecado Mortal”, na Record, e tem-se dedicado nos últimos anos à carreira de dubladora.

Kiko Mascarenhas se destacou posteriormente em “Tapas e Beijos”

KIKO MASCARENHAS

Último ator a interpretar Visconde no “Sítio”, Kiko Mascarenhas veria sua popularidade crescer apenas vários anos depois, ao ganhar o papel de Tavares no seriado “Tapas e Beijos”. A veia cômica do artista caiu no gosto do público, garantindo-lhe uma vaga no extinto humorístico “Junto & Misturado” e no elenco fixo das séries “Mister Brau” e “Escolinha do Professor Raimundo”. Mascarenhas também se destacou contracenando com Leandro Hassum na franquia do cinema “Até Que a Sorte nos Separe”.

Solange Couto foi a primeira atriz a se caracterizar para viver Cuca

SOLANGE COUTO

Na temporada final do “Sítio”, Solange Couto surgiu como a primeira versão humanizada da grande vilã da história – até então, em todas as versões anteriores a personagem Cuca era “interpretada” por um boneco e dublada por um ator. Já amplamente conhecida do grande público pelo papel de Dona Jura em “O Clone” (2001), Solange atuou posteriormente na novela global “Três Irmãs” e depois migrou para a Record, onde fez “Ribeirão do Tempo”, “Balacobaco” e “Pecado Mortal”. A volta à Globo se deu em 2015, vivendo a mãe de Lucas Lucco em “Malhação – Seu Lugar no Mundo”.

Leandro Leo foi para a Record

LEANDRO LEO

Intérprete do divertido Pesadelo no programa infantil, entre 2002 e 2005, Leandro Leo saiu do “Sítio” quase que diretamente para a Record, onde se destacou nas novelas “Vidas Opostas”, “Poder Paralelo”, “Balacobaco” e “Vitória” e nas minisséries “Sansão e Dalila” e “Rei Davi” – nesta última, interpretou o protagonista na fase jovem. O retorno à Globo se deu no ano passado, com uma participação na elogiada série “Justiça”.

Izak Dahora fez parte de uma coletânea de contos sobre o Saci

IZAK DAHORA

Izak viveu o Saci da primeira à sexta temporada do “Sítio” e, depois, teve presenças esporádicas na grande mídia, com papéis de relativo destaque nos folhetins globais “Eterna Magia”, “Escrito nas Estrelas” e “O Astro”. No ano passado, integrou a coletânea literária “Histórias de Sacis”, que reunia contos sobre o personagem que lançou Izak à fama. Além disso, o ator surgirá em breve nos cinemas como parte do elenco de “Fala Sério, Mãe”, longa estrelado por Larissa Manoela.

Fabrício Boliveira hoje é um dos destaques do cinema nacional

FABRÍCIO BOLIVEIRA

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Revelado na segunda versão de “Sinhá Moça”, Fabrício substituiu Izak Dahora em 2007 na pele do Saci Pererê. Posteriormente, atuou em “Tempos Modernos”, “A Favorita” e “Boogie Oogie” e foi um dos protagonistas da série “Subúrbia”, do diretor Luiz Fernando Carvalho. Vale ressaltar ainda sua bem-sucedida carreira no cinema, em longas como “Faroeste Caboclo”, “Nise da Silveira” e “Trinta”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.