Nesta terça-feira, dia 18, o “Profissão Repórter” mostra o percurso do metal cada vez mais valorizado e cobiçado, o ouro. A reportagem do programa acompanhou desde o garimpo até as grandes cidades.
No Pará, o repórter Caio Cavechini mostra quanto custa tirar o ouro da terra e como o aumento do preço afeta diretamente a economia de pequenas cidades. O jornalista acompanha também as regras para esse comércio e como vivem as pessoas que negociam o metal. No Estado do Amazonas, Thiago Jock volta aos mesmos garimpos que o programa visitou há quatro anos. No local, o repórter acompanha a exaustiva procura dos garimpeiros por qualquer grama de ouro, eles mudam de um lado para o outro contando com a sorte. No Rio Madeira, a reportagem acompanha o trabalho nas balsas, o alto risco que os trabalhadores correm por conta da contaminação do mercúrio e o medo das tempestades que podem prejudicar a busca.
Em Limeira, no interior de São Paulo, as repórteres Danielle França e Paula Akemi acompanham a outra ponta do mercado do ouro, a indústria das bijuterias folheadas pelo metal. Só nessa região, o mercado emprega 50 mil pessoas na cidade que tem 300 mil habitantes.
O “Profissão Repórter” vai ao ar logo após “O Astro”.