Público se revolta com “filtro de Instagram” na novela Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol
Público se revolta com “filtro de Instagram” na novela Um Lugar ao Sol (Imagem: Reprodução / Globo)

Um Lugar ao Sol estreou na última segunda-feira (8) e vem repercutindo por conta do filtro utilizado nas imagens, semelhante aos do aplicativo de edição “Retrica”, famoso no início da década de 2010.

Na época que o Instagram estava ficando em alta, as pessoas costumavam usar uma tonalidade parecida com a que a novela vem apresentando nas imagens e o assunto deu o que falar nas redes sociais.

Os internautas, nos comentários, fizeram piadinhas com o assunto, enquanto outros não pouparam críticas sobre as cenas, alegando que estavam exageradas e dificultavam a visualização.

“Um lugar ao sol a primeira novela 100% editada no Retrica”, brincou um telespectador. “A novela inteira vai ser nesse filtro do Instagram?”, questionou outro, incomodado com as cenas.

“Não aguento mais esse filtro de Instagram 2013 em toda cena”, comentou mais um. Teve ainda uma pessoa que observou: “Colocaram filtro amarelo na família pobre e filtro azul no núcleo dos ricos”.

Vale lembrar que Um Lugar ao Sol colocou fim ao período de reprises no horário nobre da Globo, contudo, a audiência do primeiro capítulo da novela de Lícia Manzo foi a pior da história do horário.

No ar das 21h27 às 23h01, Um Lugar ao Sol marcou 25,3 pontos de média, 27,4 pontos de pico e 38% de participação (número de televisores ligados), contra 9,8 pontos da Record, 6,2 do SBT, 0,8 da Band e 0,6 da RedeTV!.

Na comparação com as estreias de produções inéditas dos últimos sete anos, Um Lugar ao Sol ficou atrás de Império (32,0), de 2014, Babilônia (33,0), de 2015, A Regra do Jogo (31,5), de 2016, Velho Chico (35,0), de 2017, A Lei do Amor (30,6), de 2016, A Força do Querer (33,0), de 2017, O Outro Lado do Paraíso (35,0), de 2017, Segundo Sol (35,0), de 2018, O Sétimo Guardião (33,0), de 2018, A Dona do Pedaço (33,0), de 2019, e Amor de Mãe (35,0), de 2019.

Com o prime time em baixa, a reprise de Verdades Secretas ficou abaixo dos 20 pontos durante o seu período no ar, entre 23h01 e 23h37, com 16,2 pontos de média, 20,9 pontos de pico e 31% de share, ante 9,6 pontos da Record, 6,0 do SBT, 1,9 da Band e 0,3 da RedeTV!.

Com o filme Creed 2, a Tela Quente foi líder de audiência com 10,6 pontos de média, 14,1 pontos de pico e 31% de televisores sintonizados, diante de 4,3 pontos da Record, 3,4 do SBT, 1,2 da Band e 0,5 da RedeTV!. A sessão de filmes foi exibida das 23h37 à 1h29.

Na madrugada, o Conversa com Bial anotou 5,5 pontos de média, 6,1 pontos de pico e 33% de participação, contra 2,1 pontos do SBT, 0,8 da Record, 0,5 da Band e 0,1 da RedeTV!. O talk show permaneceu na grade entre 2h16 e 2h51.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Lucas MedeirosLucas Medeiros
Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.