R7 deixa subentendido que “Fina Estampa” se “inspirou” em “Vidas em Jogo”

Novelas Fina e Vidas

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Marisete (Betty Lago) e Grilselda (Lilia Cabral)

O R7, portal de notícias e entretenimento da Record, resolveu levar às suas páginas uma comparação no mínimo inusitada. O portal fez uma comparação entre as novelas “Vidas em Jogo”, de Cristianne Fridman, e “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva.

Logo no título, enfatiza: “Novelas gêmeas – Fina Estampa tem muitas semelhanças com Vidas em Jogo”. E continua: “Novela da Globo que estreou nesta segunda (22) é parecida com novela da Record”.

No texto, novamente, o R7 torna clara sua intenção em associar a nova novela das nove da Globo numa “inspiração” a atual trama das dez da Record: Fina Estampa, que estreou nesta segunda (22) no horário das 21h, traz muitas semelhanças com a novela Vidas em Jogo, que está no ar desde o mês de maio”, diz um trecho. 

E numa parte mais incisiva, alerta: Há muitos aspectos parecidos entre as duas, que deixam uma dúvida no ar: será que a semelhança é mesmo mera coincidência?”

Alguns pontos em comum foram destacados pela equipe do portal:

– Ambas as histórias se passam na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

– Griselda ganhará na loteria e ficará milionária, assim como Marisete.

– Nas duas novelas, Um galã tem vergonha da mãe e de sua origem humilde. É o caso de José Antenor (Caio Castro), de Fina, e Raimundo (Rômulo Arantes Neto), de Vidas. Ambos enganam uma moça rica para conquistá-la. No caso, Patrícia (Adriana Birolli) da Globo, e Juliana (Letícia Colin), da novela da Record.

– Vilma (Arlete Salles) é taxista na novela global. Andréa (Simone Spoladore) tem a mesma profissão na novela da Record.

– Nas duas novelas há um cachorro.

– Em Vidas em Jogo, Adalberto (Luiz Guilherme) já agrediu a esposa, Zizi (Lucinha Lins), e a filha, Rita (Julianne Trevisol). Em Fina Estampa, Baltazar (Alexandre Nero) é o carrasco da mulher Celeste (Dira Paes) e de Solange (Carol Macedo), sua filha. 

– No mesmo núcleo, a mãe cujo filho tem vergonha de sua origem é melhor amiga da personagem agredida pelo marido. Em Fina, Griselda ajuda Celeste; em Vidas, Augusta socorre Zizi.

– Nas duas novelas, uma riquinha chamada Patrícia desperta a atenção de um pobre. Em Vidas, ocorreu isso com Thaís Fersoza. Em Fina, ocorrerá com Adriana Birolli.

– Severino (Paulo César Grande) é o proprietário de um restaurante especializado em comida nordestina na novela da Record. Na trama da Globo, o gourmet é Renê (Dalton Vigh).

– As duas novelas apresentam personagens com o nome Severino. Ambos trabalham em um restaurante. Como dito acima, o da Record é dono do restaurante. O Severino da Globo é Ricardo Blat, um simples funcionário.

 – – – / / – – –

As más línguas de plantão dizem que é dor de cotovelo da Record, pois “Vidas em Jogo” ainda não emplacou após tanto tempo no ar. Com médias entre 10 e 12 pontos na Grande São Paulo, a trama de Fridman caminha para fechar com a menor audiência da faixa dos últimos anos.

Já “Fina Estampa” registrou em seus primeiros cinco capítulos 39 pontos de média. O resultado é o melhor desde 2007.

O que vocês acham? Estaria a Record morrendo de inveja (novidade) da Globo porque a trama de Aguinaldo Silva faz sucesso em apenas 5 dias, e a sua, quase quatro meses depois, ainda não engrenou? Perguntar não ofende…

Ah, só uma última coisa. A sinopse de “Fina Estampa” foi entregue à Globo em meados de 2009. Só que com o título de “Marido de Aluguel”, que por sinal foi registrado pela Record para um quadro de “O Melhor do Brasil”. Dizem que foi de pirraça…

João Paulo Dell SantoJoão Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.
Veja mais ›