Um ranking com as audiências de todas as emissoras brasileiras, das TV’s abertas e fechadas, impressiona pela força de canais pagos frente aos oferecidos gratuitamente. A lista, conhecida como PNT (Painel Nacional de Televisão), avalia os índices de mais de 100 canais em outubro.
A Globo segue na liderança, com mais que o dobro de suas principais concorrentes – 15,71 pontos contra 6,76 da Record e 6,64 do SBT. A Band vem a seguir, com 1,73. E é aí que começam as surpresas: quinta maior emissora aberta do país, a RedeTV!, com 0,51, está atrás de Discovery Kids (0,78) e Cartoon (0,61). A Cultura (0,38) aparece em décimo lugar, atrás do SporTV (0,44) e tecnicamente empatada com o Viva (0,38), em franca ascensão.
Os canais abertos voltam a aparecer apenas no 19º lugar, ocupado pela TV Aparecida. Embalada pelos bons resultados do mês de Nossa Senhora Aparecida, a emissora católica registrou 0,26 ponto – melhor resultado do ano. O canal superou concorrentes diretos, como a Rede Vida (0,19), e canais festejados da TV por assinatura, como Discovery (0,25) e Multishow (0,21).
Vale lembrar que a TV Aparecida vem investindo em programação laica, como os filmes de Amâncio Mazzaropi e programas de variedades. No próximo ano, exibirá “A Padroeira”, cedida pela Globo num acordo inédito com outra emissora de TV aberta, em comemoração ao jubileu de Nossa Senhora Aparecida.
Confira o ranking completo:
1º – Globo – 15,71
2º – Record – 6,76
3º – SBT – 6,64
4º – Band – 1,73
5º – Discovery Kids – 0,78
6º – Cartoon – 0,61
7º – RedeTV! – 0,51
8º – SporTV – 0,44
9º – Viva – 0,38
10º – Cultura – 0,38
11º – Fox – 0,37 –
12º – Megapix – 0,34
13º – TNT – 0,33
14º – Globo News – 0,32
15º – Nickelodeon – 0,30
16º – Gloob – 0,29
17º – Disney Channel – 0,28
18º – AXN – 0,27
19º – TV Aparecida – 0,26
20º – Space – 0,25