Dercy Gonçalves apresentava programa de variedades aos domingos
Dercy Gonçalves apresentava programa de variedades aos domingos

Conhecido até hoje como o dia mais disputado entre os programas de auditório, o domingo já foi palco dos maiores nomes da TV de diferentes emissoras.

As tradicionais atrações tendem a abordar conteúdos voltados para a família em meio a games, entrevistas e musicais. A famosa ‘guerra’ que ocorre com os apresentadores deste dia da semana — além da disputa por audiência — acontece por conta do mercado publicitário estar sempre de olho em anunciar em seus shows – os mais caros na comparação com as diferentes faixas horárias.

Atualmente, Silvio Santos, Fausto Silva, Eliana, Regina Casé, Geraldo Luís, Celso Portiolli e Rodrigo Faro comandam a famosa “guerra dominical”, que em outros tempos já contou com Chacrinha, Dercy Gonçalves, Hebe Camargo, Gugu Liberato e Xuxa.

Numa reportagem especial, o RD1 refresca sua memória e homenageia os dominicais que fizeram história na televisão brasileira.

Veja a lista:

Hebe apresentado programa que levava seu nome na Record, em 1968
Hebe apresentado programa que levava seu nome na Record, em 1968

“Programa Hebe” (1966)

Considerada a “rainha” da TV no Brasil, Hebe liderou o primeiro programa feminino no país e ficou conhecida por apresentar atrações durante a semana. Porém, a loira também passou pelo domingo, no período em que foi contratada da Record. Em 1966, ela esteve neste dia concorrido e se tornou líder absoluta por três anos consecutivos em São Paulo

Primeiro programa de Dercy Gonçalves na Globo
Primeiro programa de Dercy Gonçalves na Globo

“Dercy Espetacular” (1966)

Outra dama conquistou a televisão com seu jeito espontâneo de se comunicar. Dercy Gonçalves teve seu primeiro espetáculo de variedades exibido aos domingos. Com duas horas de duração, a atração recebia convidados para entrevistas irreverentes. O quadro de sucesso na época era o “Consultório Sentimental”, que realizava pedidos do público – algo comum na programação atual.

Chacrinha foi um dos precursores com programas de calouros
Chacrinha foi um dos precursores dos programas de calouros

“Buzina do Chacrinha” (1967)

Os tradicionais programas de calouros também concorreram neste dia e um dos precursores do gênero foi o Chacrinha. Uma de suas criações foi o “Buzina do Chacrinha”, que em certo período passou a ser exibido após o “Programa Silvio Santos”, até o animador ser contratado pelo TV Tupi.

Edson Bolinha Cury comandou atração com musicais na Record
Edson Bolinha Cury comandou atração com musicais na Record

“A hora do Bolinha” (1973)

Na Record, Edson Bolinha Cury colocou no ar, em 1973, sua clássica atração de auditório — com direito às famosas ‘boletes’ e muitos musicais. Após esse período, ele foi para a TV Bandeirantes, canal em que permaneceu por 30 anos.

Programa de games fez tanto sucesso que ganhou remake no "Vídeo Show"
Programa de games fez tanto sucesso que ganhou remake no “Vídeo Show”

“Oito ou Oitocentos?” (1976)

Baseado em um jogo de perguntas e respostas ao vivo e veiculado às 19h, o dominical apresentado por Paulo Gracindo e Silvia Bandeira contava com participantes anônimos e também famosos. O sucesso obrigou a produção a requisitar proteção policial para que o candidato deixasse o palco escoltado, por conta do forte assédio do público.

Moacyr Franco comandando programa solo na Globo
Moacyr Franco comandando programa solo na Globo

“Moacyr TV” (1976)

No horário atualmente comandado por Faustão, Moacyr apresentou uma atração na Globo em que descobria novos talentos. A ideia era que novatos recriassem cenas de novelas no palco com a ajuda do elenco do canal. Myrian Rios e Cristina Mullins são exemplos de atrizes reveladas pelo programa.

Fábio Jr. cantando no "Cometa Loucura"
Fábio Jr. cantando no “Cometa Loucura”

“Cometa Loucura” (1983)

Focado nos jovens, às 16h dos domingos, durante quatro meses a atração de variedades foi apresentada por Lauro Corona e Carla Camurati e contou com a participação de grandes grupos musicais, como Roupa Nova, Blitz Gang 90 e dos cantores Tim Maia, Gilberto Gil, Zizi Possi, Sandra de Sá.

Xuxa foi parar no domingo por conta da Mundial de 98 e ficou até 2002
Xuxa foi parar no domingo por conta da Mundial de 98 e ficou até 2002

“Planeta Xuxa” (1998)

Nova contratada da Rede Record, Xuxa também brilhou para a família toda enquanto apresentou o “Planeta Xuxa” aos sábados e, em seguida, nos domingos na Globo. Ela foi parar neste dia por conta da transmissão do Mundial de 1998, mas acabou ficando na grade até 2002 (com a extinção da atração). A loira focava nas apresentações de músicos e bandas de sucesso.

Crianças perguntavam para convidados (nesta foto: Cláudio Marzo)
Crianças faziam perguntas para convidados como Claudio Marzo

“Gente Inocente” (2000)

No ano de 2000, a Globo decidiu fazer uma versão moderna do “Gente Inocente” da década de 1960, apresentado por Lúcio Mauro e Cecília Lemes. No remake, a direção optou por também colocar um ator na apresentação: Márcio Garcia. O programa fez sucesso por revelar crianças extrovertidas, que acabaram seguindo carreira na música e no teatro.

"Domingo Legal" foi um dos maiores sucessos de Gugu
“Domingo Legal” foi um dos maiores sucessos de Gugu

“Domingo Legal” (Com Gugu, entre 1993 – 2009)

Atual concorrente de Carlos Massa, o Ratinho, nas noites de terça, quarta e quinta-feira, Gugu já tirou o sono da Globo em muitos momentos. No período em que esteve apresentando o “Domingo Legal”, do SBT, o loiro chegou a liderar durante longo período e foi apontado como o sucessor de Silvio Santos. Na atração, quadros como a “Banheira do Gugu” e “Prova do Tato” até hoje seguem na memória de telespectadores e já foram reapresentados em outros formatos da TV. Antes do “DL”, o homem do ‘pintinho amarelinho’ também comandou “Passa ou Repassa” e “Cidade contra Cidade”, aos domingos.

Silvio Santos tem o programa mais antigo da TV brasileira
Silvio Santos tem o programa mais antigo da TV brasileira

Silvio Santos

O eterno ‘homem do Baú’ é um capítulo à parte dos dominicais, afinal, ele é o principal representante desta ‘guerra’. Silvio Santos possui o programa mais antigo da televisão, que sempre foi apresentado neste mesmo dia e que passou por diferentes canais, até o lançamento de sua própria emissora. Além do formato, o pai de Patrícia Abravanel também comandou outras atrações e, por isso, é um ícone que merece o prestígio recebido pelos colegas da nova geração. O comunicador chegava a passar o domingo inteiro apresentando diferentes projetos e animando das crianças aos idosos.


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Não serão aceitos comentários preconceituosos, que façam propaganda e/ou spam de qualquer tipo. Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo ;)