Repórter do SBT se demite após comentário racista de apresentador

SBT
Repórter do SBT pediu demissão (Imagem: Reprodução / TV Alterosa)

O apresentador Stanley Gusman pediu desculpas após um comentário racista feito no “Alterosa Alerta”, da afiliada do SBT em Minas Gerais, a TV Alterosa. No entanto, o repórter Rafael Martins se recusou a permanecer na atração e pediu demissão.

“Quero pedir desculpas a quem possa ter ofendido. Eu estou absolutamente constrangido por isso. Peço desculpas a você, telespectador da TV Alterosa, que sempre me dedicou confiança e carinho”, iniciou.

“Peço desculpas ao meu colega de programa, Rafael, que de alguma forma eu expus durante esse comentário. Peço desculpas também à TV Alterosa por esse meu erro”, continuou ele durante a edição de hoje (10).

“Por fim, quero dizer que esse episódio está me permitindo refletir muito. Me desculpa”, completou o apresentador. Em seguida, apesar do pedido de desculpas, Rafael Martins emitiu um comunicado à imprensa.

“Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na TV Alterosa, afiliada do SBT”, disse.

“Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses”, continuou.

“Em função das declarações do APRESENTADOR Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase quatro anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”, finalizou.

https://www.instagram.com/p/BzvrU5pAWoU/?fbclid=IwAR1DjNMYd-_WbOs_H1Puni6KnRGVWaG_4Oj8AR1I5ZPQWHaJnE2Ncs-2xsE

Racismo no SBT

Esse episódio aconteceu na edição desta terça-feira (9), enquanto conversava com o repórter e deputado estadual Rafael Martins (PRTB). Ao citar Carlos Augusto Montenegro, ele disse que ele não é uma boa pessoa.

Em seguida, disparou: “Eu sei muita coisa, dentre elas eu sei quem é o dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro, se ele fosse do bem seria chamado Montebranco”. Na ocasião, ele falava sobre a audiência no Facebook.

“Este é o Alterosa Alerta, é Minas Gerais respondendo… Não é aquele homem, aquele demônio do Ibope, não. É respondendo na tela da televisão. O Ibope do demônio”, disse ele, pouco antes da declaração racista.

Em seguida, sobre a live realizada no perfil da emissora no Facebook, prometeu: “Se bater 3 mil aqui, vou sortear mais ternos”. Aparentemente, ele estava insatisfeito com a audiência medida pelo Ibope na região.

Vale lembrar que pouco tempo depois do comentário, ele se pronunciou no próprio programa e tentou amenizar a situação. “Não é de cor não gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Ih…vocês também são muito, né?!”, disse. Nas redes sociais, porém, o vídeo viralizou e está gerando revolta.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Lucas MedeirosLucas Medeiros
Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.