Sem os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos, que acontece no México desde o dia 14, a Globo está tendo dificuldades para realizar sua “cobertura”.
A Record, dona dos direitos aqui no Brasil, colocou à disposição da rival um compacto de 2 minutos com os principais acontecimentos do dia. A Globo se nega a aceitar. A Band, parceira da emissora carioca no esporte, também não soliticou o material.
SBT, RedeTV, TV Gazeta, TV Cultura, TV Brasil, TV Esporte Interativo, ESPN, Band News e Band Sports aceitaram a “gentileza”. Em troca, as emissoras devem colocar a logomarca do canal e o lembrete: “Imagens Cedidas pela Rede Record”.
Como não pode adentrar a Vila Olímpica, local onde os atletas ficam hospedados, a Globo vem se desdobrando para arrastar os esportistas para bem longe da “concentração”. O repórter Edson Viana, responsável pela tímida cobertura do canal, teve de convencer a equipe feminina de ginástica rítmica a deixar as instalações olímpicas para falar com o “Globo Esporte”.
Até aqui, após cinco dias de competições, a Globo dedicou 77 segundos de cobertura ao Pan-Americano de Guadalajara.