21:17 :: 23/05/2017
Publicidade

“Senhora do Destino” volta com imagem esticada, cortes, reclamações e apelo por Nazaré

Duh Secco 21:00 :: 13/03/2017

Adriana Esteves e Carolina Dieckmann na primeira fase de “Senhora do Destino”

Foram meses de expectativa, do anúncio do regresso (em novembro de 2016) ao primeiro capítulo, exibido na tarde desta segunda-feira (13). Depois de passar o dia todo nos Trending Topics, em meio a uma divulgação massiva da Globo, “Senhora do Destino” finalmente deu as caras em “Vale a Pena Ver de Novo”, por volta das 16h30.

E a euforia virou desalento… Imagem adulterada, cortes grosseiros e a sombra de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) pairando no ar irritaram os noveleiros que aguardavam ansiosos pela segunda reapresentação do folhetim de Aguinaldo Silva.

Bastou uma cena para que comentários desabonadores surgissem nas redes sociais. Produzida em 2004, “Senhora do Destino” foi gravada com resolução 4:3, aquele de imagem quadrada, pré-HD. A Globo deu “zoom” na imagem, tentando enquadrá-la na resolução 16:9, das transmissões em HD. Em “Anjo Mau”, também gravada em 4:3, a emissora havia optado pelo formato original, com barras escuras nas laterais da tela.

O novo formato da trama cortou a testa das atrizes Carolina Dieckmann (Maria do Carmo jovem) e Marília Gabriela (Josefa), por exemplo. Mas este “corte” não foi nada perto dos que o primeiro capítulo – na verdade, metade do primeiro capítulo original – sofreu. Cenas de confronto entre manifestantes contrários ao regime militar e soldados foram cortadas; a mais impactante delas, em que um “homem da lei” coloca um revólver na boca de Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos), ficou totalmente desfigurada.

Já era sabido que a Globo apostaria numa edição “light” da trama, também mutilada em 2009, em razão da classificação indicativa. Embora esta não esteja mais atrelada aos horários de exibição, o canal optou por uma versão “não recomendada para menores de 10 anos”, o que implica em mais cortes para adequação ao perfil do público.

Ainda ausente da trama nestes primeiros capítulos – na versão original, a personagem na pele de Renata Sorrah só apareceu no 25 – Nazaré foi a sensação desta reestreia. O nome da vilã chegou a ficar em terceiro lugar no Twitter, o que motivou uma comemoração de Aguinaldo Silva na rede social.

Confira abaixo os melhores memes sobre “Senhora do Destino”.


WordPress Lightbox