“Teremos novas estreias e contratações”, promete superintendente da RedeTV!

Franz-Vacek
Franz é superintendente de jornalismo e esporte na RedeTV!

Com a retração da economia em 2015, muitos canais abertos apertaram os cintos e viram suas receitas ameaçadas, como no caso da Band, que demitiu profissionais, ou do SBT, que postergou contratações, entre elas, a de Fabio Porchat. Já a RedeTV! parece ir no sentido contrário, ou melhor, como diz o superintendente de jornalismo e esporte da emissora, Franz Vacek: “Não estamos no caminho contrário, estamos no caminho certo”.

Correspondente por quase dez anos da emissora mais nova dos pais, Franz cobriu conflitos entre a Ucrânia e a Rússia e foi o primeiro brasileiro a entrar na Líbia para mostrar a onda de protestos contra o ditador Gadaffi em 2011. Ele assumiu o posto de superintende em agosto de 2014 no lugar de Américo Martins, ex-diretor da BBC de Londres.

Em entrevista exclusiva ao RD1, Franz fala sobre os investimentos na programação, a busca por mais qualidade, a movimentação que o canal tem provocado no mercado – contratação de Mariana Godoy, trio ex- “Hoje em Dia”, Luciano Faccioli, Debora Vilalba, Luciana Camargo – e das mudanças nos telejornais da emissora.

Confira na íntegra:

RD1 – A programação da RedeTV! tem passado por uma grande reformulação em 2015. Qual o caminho que a direção tem tomado?

Franz Vacek – Aqui, na RedeTV!, a gente passa por uma transformação: é informar com identidade própria. Não precisamos imitar a emissora A ou B. A gente tem um jeito de falar com qualidade. Morei muito tempo no exterior. Voltei e notei que aqui um imita o outro. Não tem um jeito de fazer diferente? Se a gente fizer com descontração, podemos juntar o melhor de dois mundos: entretenimento com jornalismo.

O brasileiro ainda se informa muito pela televisão. Não tem o hábito do europeu que lê muitos livros, jornais. Já que é essa realidade, vamos informar de uma maneira gostosa. Não de uma maneira muito pesada, mas sempre com qualidade. Estou muito feliz por estar na mão certa. Não na contramão como as demais emissoras.

Poderíamos ter investido muito dinheiro com “enlatados” e ter um retorno de audiência rápido, não contratando pessoas, sem movimentar o mercado. Talvez tivesse sido uma opção mais rápida. Mas, não, o jornalismo passa por uma crise, então, vamos fazer da crise uma oportunidade, contar com bons profissionais e a gente vai chegar lá. A audiência ainda não veio tanto quanto a gente gostaria, mas ela vai chegar. Estamos no caminho da qualidade e isso é importante. Todas as nossas histórias deram certo. A tiazinha do café vira pra mim e diz: ‘Nossa, é uma emissora diferente. Eu sintonizo na RedeTV! e está diferente.’ Somos um canal nacional e altamente tecnológico. Se todos acreditarem, por que não acreditar e fazer?

RD1 – Os principais canais têm reduzido gastos, já a RedeTV! vem reforçando seu elenco e produção…

Franz Vacek – Apesar da crise, a RedeTV! não é uma ilha, também passa por turbulências. Mas é possível. Não para por ai, teremos novas estreias e contratações.

RD1 – A estreia do “Mariana Godoy Entrevista” mostrou algo inédito na televisão brasileira: uma mulher comanda um talk-show ao vivo em uma faixa concorrida. Como surgiu a ideia do programa?

Franz Vacek – A estreia foi com o Eduardo Cunha, depois com o Alckmin e eles nos disseram: ‘Nós nos sentimos humanizados porque vocês fizeram as perguntas que tiveram que fazer’. Temos essa preocupação de não ficar uma coisa chata. Vamos fazer as perguntas mais contundentes. E ela pergunta sem ofender, com um sorriso. A gente não imitou. A escolha de uma mulher não foi ao acaso. As críticas têm sido bem positivas. Teremos também pautas com cultura, esporte. A estreia da Mariana provocou uma energia que em dez anos de Rede TV! eu nunca tinha visto. Todo mundo se abraçando!

RD1 – A Mariana tem uma forma direta de perguntar, sim, com um sorriso, como ao questionar Eduardo Cunha se ele queria ser presidente. Como foi definida a linha editorial do programa?

Franz Vacek – Eu falo isso com muita propriedade. Não temos rabo preso com ninguém. O nosso jornalismo realmente é independente. Eu falo pra Mariana: ‘Mariana, pergunte o que todos gostariam de saber’. E é isso que ela está fazendo. Como no caso se o Cunha quer ou não ser presidente. Todo mundo já pensou nessa pergunta. Agora, quem tem coragem ou essa liberdade pra perguntar? Aqui nós temos um jornalismo plural. Quero que o nosso jornalismo tenha identidade própria. Que ele caminhe sem imitar.

RD1 – O “Leitura Dinâmica” sempre foi uma atração diferenciada da RedeTV!. Recentemente, o “RedeTV! News” passou por mudanças…

Franz Vacek – Temos a tecnologia como aliada. Agora, o “Leitura Dinâmica” já nasceu diferente: a apresentadora anda em um cenário que lembra um vídeo-game, meio futurista. É um produto tão bem resolvido que experiências nele não fazem muito sentido. A Erica não só apresenta, mas passou a fazer entrevistas com artistas internacionais. Ele tem muita aceitação de Norte a Sul do Brasil.

Agora, o “News” eu resolvi mexer mesmo, estava meio engessado, empoeirado. Eu vi essa diferença no exterior, de informar de uma forma menos coloquial. Começamos a criar uma tendência ali, outras emissoras foram no mesmo caminho. Teremos mais um produto jornalístico estreando no segundo semestre ou antes.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.