Um Lugar ao Sol traz evolução em debates sobre sexualidade

Um Lugar ao Sol
Ana Beatriz Nogueira (Elenice) em Um Lugar ao Sol; novela aprofunda discussões sobre sexualidade (Imagem: Reprodução / Globo)

Cercada de expectativa, a estreia de Lícia Manzo às 21h está correspondendo – inclusive na audiência, que começa a esboçar reação. Um Lugar ao Sol vem mobilizando discussões sobre temas pertinentes, quase nunca comentados no horário nobre da Globo. O debate acerca da sexualidade, de mulheres acima dos 50 anos, com sobrepeso ou fetichistas, é dos mais interessantes.

No capítulo desta sexta-feira (3), Elenice (Ana Beatriz Nogueira) descobriu que Alípio (Isio Ghelman) usa tornozeleira eletrônica. Mesmo certa da enrascada em que está se metendo, ela foi para a cama com o golpista – e interagiu, aos risos, com o item. Rebeca (Andréa Beltrão), por sua vez, recrimina o próprio desejo por um homem mais jovem. A irmã Nicole (Ana Baird) suscita discussões sobre sexo e gordofobia.

A abordagem de tais assuntos vai na contramão de novelas anteriores, que tratavam de fetiches, interesses e outros temas do tipo em tom jocoso. Lícia engrandece os debates, mesmo quando pesa a mão nos diálogos – ontem, Sthefany (Renata Gaspar) afirmou que Santiago (José de Abreu) está interessado em “comer” Érica (Fernanda de Freitas).

Aliás…

Também no capítulo de sexta, Cecília (Fernanda Marques), alcoolizada, foi violentada. Ela flertou com o rapaz, mas, em certo momento, pediu para que ele não prosseguisse com a investida. O episódio rendeu comentários nas redes sociais, como “ela procurou”. Tal retorno do público mostra o quanto ainda temos de avançar em discussões do tipo.

Além-mar

Bruno Cabrerizo, o Marcelo de Quanto Mais Vida, Melhor!, já está em Portugal para as gravações de Como Um Rio. A novela marca a estreia dele em produções do gênero na SIC. Em fevereiro, na mesma estação, o ator participou da versão local do The Masked Singer. Bruno surgiu no palco do programa, batizado por lá de A Máscara, como Banana.

Troca-troca

Preparem-se para novidades no elenco de Olho Por Olho, próxima trama de João Emanuel Carneiro. A saída de Tony Ramos está sacramentada. O nome que vai substitui-lo praticamente definido. Cabe lembrar que o tipo em questão forma pares com Eliane Giardini, Lilia Cabral e Regina Casé, mas a Globo carece de atores na faixa etária de Tony e das colegas…

Parabéns!

Matéria da CNN Brasil encabeçada pelo jornalista Luiz Barbará, Submersos – a exploração da Malva na Amazônia ganhou Menção Honrosa no 38° Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. A reportagem focalizou a exploração dos trabalhadores que chegam a passar 12 horas por dia dentro d’água para a colheita da fibra, revendida por pouco menos de R$ 3 aos produtores.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.