Enquanto a Globo mobilizava todo o seu jornalismo para cobrir a escolha do novo papa ao vivo direto do Vaticano, a TV Mirante, afiliada da emissora no Maranhão, simplesmente ignorou o plantão.
O canal seguiu normalmente com o Globo Esporte local. A atitude causou estranhamento entre os telespectadores e reacendeu críticas à conduta editorial da afiliada maranhense.
Um internauta declarou: “Simplesmente a TV Mirante ignorou o Plantão da Globo sobre a escolha do novo papa, executou o Globo Esporte local até o fim e só entrou às 13h24 na cobertura da Globo”.
Fumaça branca… mas não na afiliada da Globo
Na quinta-feira (8), às 13h08 (horário de Brasília), a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que um novo papa havia sido escolhido.
A notícia, considerada de extrema relevância internacional, foi imediatamente repercutida em todas as praças da Globo, com a entrada ao vivo de William Bonner e Gerson Camarotti para conduzir a cobertura especial.
No Maranhão, os telespectadores continuaram acompanhando os gols e lances do futebol local, como se nada tivesse acontecido. O plantão da Globo só foi ao ar por lá às 13h24, exatamente no horário de início do Jornal Hoje.
Confira o vídeo:
🚨🚨GRAVE! TV Mirante, afiliada da TV Globo no Maranhão IGNORA Plantão Globo e continua com o GE normalmente.
Isso é gravíssimo. #Conclave #PlantãoGlobo pic.twitter.com/0WufgtWaYV
— Brenno (@brenno__moura) May 8, 2025
Essa não é a primeira vez que a TV Mirante se vê no centro de uma polêmica envolvendo a linha editorial.
Recentemente, a emissora foi formalmente advertida pela direção de Jornalismo da Globo após queixas da prefeitura de São Luís.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]