15 anos depois, Ana Maria Braga e Globo são derrotadas por jornalista após acusação

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga e Globo eprdem ação na Justiça (Imagem: Reprodução / Instagram)

Depois de 15 anos de uma longa disputa, Ana Maria Braga e Globo perderam uma ação judicial e foram condenadas ao pagamento de R$ 45 mil como indenização para uma jornalista. A briga começou em 2009 por causa da leitura de um texto.

No Mais Você, a veterana da TV atribuiu um texto de Lilian Honra a Martha Medeiros, numa violação ao direito moral da autora de ter seu nome indicado na utilização da obra, segundo informações do Terra.

Ao invés de Saudades da Encoxada na Pia, a produção do Mais Você anunciou Todo Homem Sofre de Síndrome de Paulo Maluf.

Após 15 anos, a Justiça deu parecer favorável para a autora da ação. A condenação ocorreu em primeira e segunda instâncias. Ana Maria Braga e Globo recorreram com vários recursos ao longo de quase duas décadas.

Na Justiça, as acusadas afirmaram que foram induzidas ao erro por publicações na internet e chamaram a ação de oportunista, pois Honda não teria apresentado provas da autoria do livro.

Globo e Ana Maria Braga erraram com autora

A emissora da família Marinho, líder de audiência com Ana Maria, ainda mudou o título do texto ao reproduzi-lo no site do programa, em outra violação moral e patrimonial aos direitos autorais.

Outras duas violações foram cometidas: a reprodução do texto no site e a recitação no programa, ambas sem a devida autorização de Honda. A Globo não buscou autorização da jornalista e por isso o caso foi iniciado. 

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].