4 narradores que podem comandar a equipe de futebol da Record em 2025
A Record comprou o Campeonato Brasileiro após negociação de várias semanas com a Liga Forte União. A emissora costurou um acordo de três temporadas, de 2025 até 2027, para a exibição de 38 jogos exclusivos no valor de R$ 210 milhões por ano.
No contrato, o canal paulista conseguiu partidas aos domingos, às 18h00, com transmissão simultânea no portal R7 e no PlayPlus, a plataforma de streaming da Record.
Além do principal campeonato de futebol do país, o veículo de comunicação ainda fechou com a FPF (Federação Paulista de Futebol) a exibição do Campeonato Paulista até 2029.
Com as definições, a Record conseguiu jogos de janeiro a dezembro com as temporadas 2025, 2026 e 2027, mas até o momento não fechou com nenhum narrador de peso para as competições.
Quem pode comandar o principal microfone de esportes da Record em 2025?
Nivaldo Prieto
Nivaldo Prieto foi repórter e apresentador e considerado o locutor mais jovem da história da Globo na década de 80 e 90. O narrador passou pela ESPN Brasil entre 1994 e 1997 e, nesse período, fez parte do time de esportes do SBT.
O jornalista assinou com a Band no segundo semestre de 1997 e ocupou o segundo microfone da emissora, atrás apenas de Luciano do Valle. Ele deixou a casa em 2002 depois de uma proposta feita pela Record.
Em 2005, ele fechou com a TV Cultura para o papel de narrador e comentarista esportivo. No final do mesmo ano, a Band o chamou de volta. Em 2015, Nivaldo assinou com o Fox Sports. No fim de 2022, ele saiu do Grupo Disney e foi para a Paramount.
Téo José
Téo José começou a carreira na TV como repórter da TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás. Em 1993, ele se transferiu para a TV Manchete e fez a Fórmula Indy.
Em 1995, Silvio Santos acertou com o narrador para comandar corridas até o fim dos anos 2000, além de jogos de futebol, como a Copa do Brasil, e as Olimpíadas de 1996. Em 2004, Téo José assinou com a RedeTV! para a Champ Car e a Liga dos Campeões. Em 2006, o locutor acertou com a Band.
Em 2014, com a morte de Luciano do Valle, ele se tornou o principal narrador da emissora. Em 2018, depois de 12 anos na Band, o jornalista disse sim para a Fox Sports, onde ficou até meados de 2020.
No primeiro ano da pandemia, ele voltou para o SBT e esteve à frente da Copa Libertadores da América e do Campeonato Carioca. Em 2024, Téo saiu do SBT em comum acordo e migrou para a TV Sucesso, de Goiânia.
Rômulo Mendonça
Dono de diversos bordões, Rômulo Mendonça entrou na ESPN Brasil em 2011 e teve seu primeiro grande momento nas Olimpíadas do Rio, em 2016.
Em 2018, o narrador viralizou com uma narração e virou notícia no Sportscenter dos Estados Unidos. Em 2019, ele renovou com o canal de esportes.
No final de 2022, ele deicou a casa e ficou afastado das transmissões até 2024, quando acertou com a Amazon Prime para narrar partidas da NBA.
Neste ano, ele narrou jogos da competição na Band e foi contratado pela Cazé TV para os Jogos Olímpicos de Paris, sendo um dos grandes destaques das transmissões do canal no YouTube.
Cleber Machado
Cleber Machado, dos 4 narradores é quem mais conhece de Campeonato Brasileiro. Atualmente no SBT, ele começou a carreira na década de 1970 na Rádio Bandeirantes e na Rádio Tupi.
Na TV, o primeiro trabalho foi na TV Gazeta. Depois, ele migrou para a Globo Vale do Paraíba. A ida para a Globo SP ocorreu em 1988. Por 35 anos, ele esteve envolvidos em eventos esportivos da casa.
Cleber esteve no comando de jogos do Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Champions League, Mundial de Clubes e Copas do Mundo, além de Olimpíadas, Fórmula 1 e programas esportivos como o Bem, Amigos!.
No final de 2023, a Globo demitiu Machado. O apresentador acertou um acordo excepcional com a Record para os jogos finais do Campeonato Paulista.
No mesmo ano, o famoso assinou com o Primeiro Vídeo para jogos da Copa do Brasil e com o SBT, para a Copa Sul-Americana, a Champions League e o comando do Arena SBT.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].