O SBT chegou aos 40 anos de existência nesta quinta-feira, 19 de agosto. Lançado em 1981, o canal 4 de São Paulo fez história ao longo das últimas quatro décadas com a produção de vários programas marcantes, a maioria deles apresentado pelo seu dono e mestre Silvio Santos.
VEJA ESSA
1 – Programa Silvio Santos
Carro-chefe da programação desde 23 de agosto de 1981, o Programa Silvio Santos se tornou o principal programa de auditório da TV brasileira. Com um contato direto com as “colegas de trabalho”, Silvio Santos já brincou, falou sério, gargalhou e se emocionou no palco da atração.
2 – Programa Raul Gil
Raul Gil foi um dos primeiros contratados da casa. Amigo de Silvio Santos, ele foi convidado para comandar uma atração que reunia nomes de peso da música brasileira. Sua primeira passagem pela TV foi de 1981 até 1984. Em 2010, ele voltou ao canal. Atualmente está no ar nas tardes de sábado.
3 – A Praça É Nossa
Principal programa de humor da história da TV, A Praça É Nossa estreou em 1987 com um batalhão de humoristas. Apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega, a atração colocou no mesmo banco de praça nomes como Dercy Gonçalves (1907-2008), Ronald Golias (1929-2005), Nair Belo (1931-2007), Ary Toledo, Consuelo Leandro (1932-1999), Canarinho (1927-2014), entre outros.
4 – Hebe
“Uma estrela no ar…”. Hebe Camargo (1929-2012), a eterna rainha da TV, estreou no canal em 1986. Por 24 anos, a loira colocou em seu sofá celebridades nacionais e internacionais, lançou tendências e bateu de frente com as mazelas da população. Após um hiato de dois anos, a empresa tentou recontratá-la em 2012, mas não deu tempo. A artista faleceu de câncer naquele ano.
5 – Programa Flávio Cavalcanti
Entre 1983 e 1986, o Programa Flávio Cavalcanti foi uma das maiores audiências do SBT. Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti (1923-1986) comandou a grade do canal paulista com êxito. Nomes como Oswaldo Sargentelli, Marisa Urban e Erlon Chaves passaram pelo programa.
6 – Jô Soares Onze e Meia
Jô Soares aceitou uma proposta irrecusável de Silvio Santos para comandar um programa de humor, o Veja o Gordo, e um formato inédito na história da TV, o Jô Soares Onze e Meia. O talk show foi lançado em agosto de 1988 e durou até 1999. Em sua história na atração, Jô fez quase 7 mil entrevistas.
7 – Troféu Imprensa
Considerado o Oscar da TV brasileira, o Troféu Imprensa é transmitido pelo SBT ininterruptamente nas últimas quatro décadas. O programa reúne um grupo de jornalistas para decidir o melhor programa, a melhor novela, o melhor telejornal e a melhor apresentadora e apresentador de TV a cada temporada.
8 – Domingo Legal
O PSS é a marca registrada dos domingos do SBT desde 1980, e tem dividido as atenções com o Domingo Legal a partir de 1993. O programa, na época comandado por Gugu Liberato (1959-2019), se tornou a maior pedra no sapato da Globo. Em 2009, quando o titular foi para a Record, o programa mudou de horário e passou para as mãos de Celso Portiolli.
9 – Viva a Noite
Exibido nas noites de sábado, o Viva a Noite foi um dos maiores sucessos da carreira de Gugu Liberato na TV. O programa marcou época com a exibição de grandes performances de artistas de vários gêneros. Começou em 1982, passou por mudanças em 1983 e entre idas e vindas ficou no ar até 1992.
10 – Almoço com as Estrelas
Na antiga TVS de São Paulo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues comandaram o Almoço com as Estrelas. Como o próprio título diz, a atração tinha como base entrevistas com artistas de vários gêneros. Começou no canal em 1981 e saiu do ar em 1983.
11 – Cocktail
Lançado em 1991, Cocktail era um programa semanal com erotismo e sensualidade e apresentado por Luis Carlos Miele (1938-2015). Foi um dos presentes do SBT quando a emissora completou 10 anos no ar.
12 – Qual É A Música?
O Qual É A Música? foi um dos grandes sucessos do gênero no canal paulista e consagrou o formato em poucos meses no ar. Vários nomes da TV e da música se enfrentaram no palco comandado por Silvio Santos.
13 – Show do Milhão
De olho no sucesso do formato game show de perguntas e respostas na TV mundial, Silvio Santos apostou no Show do Milhão em 1999. O formato ficou no ar até 2003. A segunda versão foi anunciada em 2009, mas não obteve sucesso. Em 2021, o SBT anunciou o retorno do programa com Celso Portiolli.
14 – Topa Tudo Por Dinheiro
“Quem quer dinheiro?”. A frase mais falada de Silvio Santos atingiu o seu auge no Topa Tudo Por Dinheiro, programa exibido nas noites de domingo e marcado por quadros, brincadeiras e câmeras escondidas valendo dinheiro.
15 – Show Maravilha
Mara Maravilha já esteve à frente de um programa infantil no SBT. De 1987 a 1994, o Show Maravilha foi a principal atração do gênero da emissora da família Abravanel. Começou sendo exibido no final das tardes, mas mudou conforme os desejos de Silvio Santos.
16 – Bom Dia & Cia
Um ano antes, a direção da TV lançou o Bom Dia & Cia. O infantil se tornou uma febre em todo o país graças ao seu catálogo de desenhos e brincadeiras educativas. Começou com Eliana e depois passou pelas mãos de Jackeline Petkovic, Jéssica Esteves e Kauê Santin, Priscilla Alcantara e Yudi Tamashiro, Maisa Silva, Silvia Abravanel, entre outros.
17 – Casa da Angélica
Angélica, depois de anos de sucesso na TV Manchete, migrou para o SBT após um convite formal feito por Silvio Santos. Com música, plateia e desenhos, ficou no ar por três anos, de 1993 a 1996.
18 – Alô Christina
Em 1997, o SBT colocou Christina Rocha à frente do Alô Christina, formado por vários atrações, mas com um quadro marcante: a apresentadora fazia telefonemas surpresas e as pessoas só ganhavam prêmios se atendessem o telefone falando “Alô, Christina!”.
19 – TJ Brasil
Com pouco investimento no jornalismo, o SBT lançou o TJ Brasil, sob o comando de Boris Casoy, em 1988. O telejornal, que também foi ancorado por Hermano Henning, Paulo Carvalho, Mônica Waldvogel, Berto Filho, entre outros, ficou no ar até 1997.
20 – Aqui Agora
O Aqui Agora foi o primeiro programa formato mundo cão da casa e foi responsável pelos formatos existentes até hoje em outros canais de TV. De apelo popular, o policialesco ficou no ar de 1991 a 1997 em sua primeira versão. Em 2008, Silvio voltou com o formato, mas mandou cancelar meses depois.
21 – SBT Brasil
O SBT tem escassez quando o assunto é jornalismo e, entre os seus investimentos está o SBT Brasil. O principal telejornal da casa estreou em 2005 com Ana Paula Padrão. Na última década, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade eram os âncoras. Atualmente, a bancada está sob o comando de Marcelo Torres e Márcia Dantas.
22 – Eliana
Depois de 11 anos fora do SBT, Eliana voltou ao canal em 2009 e assumiu o comando com o seu próprio nome nas tardes de domingo. Nos próximos dias, a apresentadora vai completar 12 anos à frente do dominical.
23 – Porta da Esperança
“Vamos abrir as portas da esperança!”. O Porta da Esperança foi o primeiro programa assistencialista de sucesso da TV. Exibido entre 1984 e 1996, pessoas enviavam cartas para o programa, a produção selecionava as melhores histórias, o convidado era levado para o palco e justificava suas necessidades.
24 – A Escolinha do Golias
Com Carlos Alberto de Nóbrega, Ronald Golias, Nair Belo e Patrícia Opik, o programa de humor ficou sete anos no ar, de 1990 a 1997. O boom de audiência foi em seus primeiros anos, quando o programa era formado pelo quarteto original.
25 – Fala Dercy
Dercy Gonçalves comandou um talk show bem-humorado no SBT em 2000. Ela estrelou quadros baseados em grandes histórias, conversou com jovens e fez debates calorosos com artistas e políticos.
26 – De Frente com Gabi
Marília Gabriela relançou o formato de talk show no SBT depois da saída de Jô Soares. A primeira fase do programa foi lançada em 1998 e permaneceu no ar até 2004. Em 2010 e com pedidos públicos de Hebe Camargo, Marília voltou ao canal e ficou à frente do programa até 2015.
27 – Márcia
Márcia Goldschmidt comandou o programa Márcia na tela do SBT entre 1997 e 1998 e foi um dos maiores fenômenos de audiência. Semelhante ao Casos de Família, o programa era uma verdadeira bomba relógio de discussões e barracos.
28 – Casos de Família
O Casos de Família estreou em 2004 sob o comando de Regina Volpato. Em 2009, Silvio trocou a então titular por Christina Rocha. Recheado de brigas e discussões de familiares, o programa popular é exibido na faixa das 16h, de segunda a sexta.
29 – Teleton
O Teleton estreou na TV brasileira graças ao esforço de Hebe Camargo, que levou a proposta a Silvio Santos. Em 1998, a maratona da solidariedade entrou no ar e todos os anos o canal paulista interrompe sua programação ao longo de 27 horas em prol das crianças, adolescentes e adultos da AACD.
30 – Programa do Ratinho
Ratinho estreou no SBT em 1998 em meio ao imbróglio judicial envolvendo a saída do apresentador da Record. Silvio contratou o jornalista, pagou uma multa milionária e deu a ele as noites da semana. Após um hiato de três anos, de 2006 a 2009, o programa voltou ao ar.
31 – Falando Francamente
Sonia Abrão, atualmente na RedeTV!, esteve à frente do primeiro programa de fofocas do SBT, produção lembrada até hoje pelo público da casa. Trata-se do Falando Francamente. O programa vespertino estreou em 2002 e ficou no ar até 2004.
32- Programa Livre
Serginho Groisman explodiu na TV graças ao seu trabalho à frente do Programa Livre, entre 1991 e 1999. Assim como Cocktail, o programa fez parte das comemorações pelos dez anos da empresa. O programa marcou época com debates entre jovens e celebridades, mas saiu do ar em 2002 devido à baixa audiência.
33 – The Noite
Terceiro talk show da história da TV de Silvio Santos, o The Noite estreou em 2014 no início das madrugadas e não saiu mais. Com apresentação de Danilo Gentili, o programa aposta em quadros de humor, entrevistas e tiradas entre o apresentador e seus colegas como Murilo Couto e Leo Lins.
34 – Fofocalizando
Atualmente apresentado por Chris Flores, o Fofocalizando já passou pelas mãos de Lívia Andrade, Mara Maravilha, Leão Lobo, Décio Piccinini e Leo Dias. Idealizado por Silvio Santos, o programa de fofocas é a principal novidade da grade vespertina do canal desde 2016.
35 – Curtindo Uma Viagem
Curtindo Uma Viagem é um dos games mais apaixonantes da história do SBT. Apresentado por Celso Portiolli entre 2001 e 2002, a atração marcou uma geração por causa das provas como Cadeado, Agulhas, Boliches, Pisca-pisca, Escalada, entre outras.
36 – Fantasia
O SBT lançou vários nomes com o Fantasia, programa formado por atrizes e modelos jovens. Lançado em 1997, o game colorido e interativo bombou nas tardes do canal e foi responsável por tirar o Aqui Agora do ar.
37 – Supernanny
Programa de fora, o Supernanny foi uma febre em sua primeira temporada, em 2006. Comandado por Cris Poli, a atração educativa foi exibida aos sábados, domingos e segundas e tinha como objetivo colocar ordem na vida da criançada.
38 – Popstars
O Popstars estreou no Brasil por meio de uma coprodução entre o SBT e a Disney Channel. O talento show estreou em 2002 e deu origem ao Rouge. A 2ª temporada foi ao ar no ano seguinte e lançou a banda Br’Oz.
39 – Chaves
O seriado Chaves é um dos maiores tiros no escuro da carreira de Silvio Santos como diretor de programação. Nenhum membro da direção do canal acreditou no seriado. Silvio, no entanto, apostou tanto nele quanto no Chapolin. O menino da vila é considerado até hoje como a maior carta na manga do SBT.
40 – Casas dos Artistas
O reality Casa dos Artistas foi o primeiro reality show de confinamento do Brasil, exibido pelo SBT entre 2001 e 2004, e composto por um grupo de famosos reunidos dentro de uma casa disputando prêmios em dinheiro.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].