40 atrações que marcaram os 40 anos do SBT

SBT
SBT completa 40 anos no ar em 2021 (Imagem: Divulgação / SBT)

O SBT chegou aos 40 anos de existência nesta quinta-feira, 19 de agosto. Lançado em 1981, o canal 4 de São Paulo fez história ao longo das últimas quatro décadas com a produção de vários programas marcantes, a maioria deles apresentado pelo seu dono e mestre Silvio Santos.

1 – Programa Silvio Santos

Silvio Santos
Silvio Santos no comando do PSS (Imagem: Reprodução / SBT)

Carro-chefe da programação desde 23 de agosto de 1981, o Programa Silvio Santos se tornou o principal programa de auditório da TV brasileira. Com um contato direto com as “colegas de trabalho”, Silvio Santos já brincou, falou sério, gargalhou e se emocionou no palco da atração.

2 – Programa Raul Gil

Raul Gil
Raul Gil na apresentação do seu programa (Imagem: Reprodução / SBT)

Raul Gil foi um dos primeiros contratados da casa. Amigo de Silvio Santos, ele foi convidado para comandar uma atração que reunia nomes de peso da música brasileira. Sua primeira passagem pela TV foi de 1981 até 1984. Em 2010, ele voltou ao canal. Atualmente está no ar nas tardes de sábado.

3 – A Praça É Nossa

A Praça É Nossa
Carlos Alberto de Nóbrega no A Praça É Nossa (Imagem: Reprodução / SBT)

Principal programa de humor da história da TV, A Praça É Nossa estreou em 1987 com um batalhão de humoristas. Apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega, a atração colocou no mesmo banco de praça nomes como Dercy Gonçalves (1907-2008), Ronald Golias (1929-2005), Nair Belo (1931-2007), Ary Toledo, Consuelo Leandro (1932-1999), Canarinho (1927-2014), entre outros.

4 – Hebe

Hebe Camargo
Hebe Camargo em seu programa de estreia no SBT (Imagem: divulgação / SBT)

“Uma estrela no ar…”. Hebe Camargo (1929-2012), a eterna rainha da TV, estreou no canal em 1986. Por 24 anos, a loira colocou em seu sofá celebridades nacionais e internacionais, lançou tendências e bateu de frente com as mazelas da população. Após um hiato de dois anos, a empresa tentou recontratá-la em 2012, mas não deu tempo. A artista faleceu de câncer naquele ano.

5 – Programa Flávio Cavalcanti

Programa Flávio Cavalcanti
Flávio Cavalcanti no comando do seu programa no SBT (Imagem: Reprodução / SBT)

Entre 1983 e 1986, o Programa Flávio Cavalcanti foi uma das maiores audiências do SBT. Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti (1923-1986) comandou a grade do canal paulista com êxito. Nomes como Oswaldo Sargentelli, Marisa Urban e Erlon Chaves passaram pelo programa.

6 – Jô Soares Onze e Meia

Jô Soares Onze e Meia
Jô Soares no comando do seu antigo talk show no SBT (Imagem: Reprodução / Youtube)

Jô Soares aceitou uma proposta irrecusável de Silvio Santos para comandar um programa de humor, o Veja o Gordo, e um formato inédito na história da TV, o Jô Soares Onze e Meia. O talk show foi lançado em agosto de 1988 e durou até 1999. Em sua história na atração, Jô fez quase 7 mil entrevistas.

7 – Troféu Imprensa

Troféu Imprensa
Silvio Santos na apresentação do Troféu Imprensa (Imagem: Divulgação / SBT)

Considerado o Oscar da TV brasileira, o Troféu Imprensa é transmitido pelo SBT ininterruptamente nas últimas quatro décadas. O programa reúne um grupo de jornalistas para decidir o melhor programa, a melhor novela, o melhor telejornal e a melhor apresentadora e apresentador de TV a cada temporada.

8 – Domingo Legal

Domingo Legal
Gugu Liberato e Celso Portiolli no Domingo Legal (Imagem: Reprodução – SBT / Montagem – RD1)

O PSS é a marca registrada dos domingos do SBT desde 1980, e tem dividido as atenções com o Domingo Legal a partir de 1993. O programa, na época comandado por Gugu Liberato (1959-2019), se tornou a maior pedra no sapato da Globo. Em 2009, quando o titular foi para a Record, o programa mudou de horário e passou para as mãos de Celso Portiolli.

9 – Viva a Noite

Viva a Noite
Gugu Liberato na apresentação do Viva a Noite (Imagem: Reprodução / SBT)

Exibido nas noites de sábado, o Viva a Noite foi um dos maiores sucessos da carreira de Gugu Liberato na TV. O programa marcou época com a exibição de grandes performances de artistas de vários gêneros. Começou em 1982, passou por mudanças em 1983 e entre idas e vindas ficou no ar até 1992.

10 – Almoço com as Estrelas

Almoço com As Estrelas
Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues no Almoço com As Estrelas(Imagem: Reprodução / TVS)

Na antiga TVS de São Paulo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues comandaram o Almoço com as Estrelas. Como o próprio título diz, a atração tinha como base entrevistas com artistas de vários gêneros. Começou no canal em 1981 e saiu do ar em 1983.

11 – Cocktail

Cocktail
Luis Miele no comando do especial Cocktail (Imagem: Reprodução / SBT)

Lançado em 1991, Cocktail era um programa semanal com erotismo e sensualidade e apresentado por Luis Carlos Miele (1938-2015). Foi um dos presentes do SBT quando a emissora completou 10 anos no ar.

12 – Qual É A Música?

Qual É A Música?
Silvio Santos no palco do Qual É A Música? (Imagem: Reprodução / SBT)

O Qual É A Música? foi um dos grandes sucessos do gênero no canal paulista e consagrou o formato em poucos meses no ar. Vários nomes da TV e da música se enfrentaram no palco comandado por Silvio Santos.

13 – Show do Milhão

Show do Milhão
Show do Milhão sob o comando de Silvio Santos (Imagem: Reprodução / SBT)

De olho no sucesso do formato game show de perguntas e respostas na TV mundial, Silvio Santos apostou no Show do Milhão em 1999. O formato ficou no ar até 2003. A segunda versão foi anunciada em 2009, mas não obteve sucesso. Em 2021, o SBT anunciou o retorno do programa com Celso Portiolli.

14 – Topa Tudo Por Dinheiro

Topa Tudo Por Dinheiro
Silvio Santos com a plateia do Topa Tudo Por Dinheiro (Imagem: Reprodução / SBT)

“Quem quer dinheiro?”. A frase mais falada de Silvio Santos atingiu o seu auge no Topa Tudo Por Dinheiro, programa exibido nas noites de domingo e marcado por quadros, brincadeiras e câmeras escondidas valendo dinheiro.

15 – Show Maravilha

Show Maravilha
Mara Maravilha no infantil Show Maravilha (Imagem: Reprodução / SBT)

Mara Maravilha já esteve à frente de um programa infantil no SBT. De 1987 a 1994, o Show Maravilha foi a principal atração do gênero da emissora da família Abravanel. Começou sendo exibido no final das tardes, mas mudou conforme os desejos de Silvio Santos.

16 – Bom Dia & Cia

Bom Dia & Cia
Eliana à frente do Bom DIa & Cia (Imagem: Reprodução / SBT)

Um ano antes, a direção da TV lançou o Bom Dia & Cia. O infantil se tornou uma febre em todo o país graças ao seu catálogo de desenhos e brincadeiras educativas. Começou com Eliana e depois passou pelas mãos de Jackeline Petkovic, Jéssica Esteves e Kauê Santin, Priscilla Alcantara e Yudi Tamashiro, Maisa Silva, Silvia Abravanel, entre outros.

17 – Casa da Angélica

Casa da Angélica
Angélica em seu último ano no SBT (Imagem: Reprodução / SBT)

Angélica, depois de anos de sucesso na TV Manchete, migrou para o SBT após um convite formal feito por Silvio Santos. Com música, plateia e desenhos, ficou no ar por três anos, de 1993 a 1996.

18 – Alô Christina

Alô Christina
Christina Rocha no cenário do Alô Christina (Imagem: Reprodução / SBT)

Em 1997, o SBT colocou Christina Rocha à frente do Alô Christina, formado por vários atrações, mas com um quadro marcante: a apresentadora fazia telefonemas surpresas e as pessoas só ganhavam prêmios se atendessem o telefone falando “Alô, Christina!”.

19 – TJ Brasil

TJ Brasil
TJ Brasil sob a apresentação de Boris Casoy em 1997 (Imagem: Reprodução / SBT)

Com pouco investimento no jornalismo, o SBT lançou o TJ Brasil, sob o comando de Boris Casoy, em 1988. O telejornal, que também foi ancorado por Hermano Henning, Paulo Carvalho, Mônica Waldvogel, Berto Filho, entre outros, ficou no ar até 1997.

20 – Aqui Agora

Aqui Agora
Aqui Agora na década de 1990 (Imagem: Reprodução / SBT)

O Aqui Agora foi o primeiro programa formato mundo cão da casa e foi responsável pelos formatos existentes até hoje em outros canais de TV. De apelo popular, o policialesco ficou no ar de 1991 a 1997 em sua primeira versão. Em 2008, Silvio voltou com o formato, mas mandou cancelar meses depois.

21 – SBT Brasil

SBT Brasil
Ana Paula Padrão no SBT Brasil, em 2005 (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT tem escassez quando o assunto é jornalismo e, entre os seus investimentos está o SBT Brasil. O principal telejornal da casa estreou em 2005 com Ana Paula Padrão. Na última década, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade eram os âncoras. Atualmente, a bancada está sob o comando de Marcelo Torres e Márcia Dantas.

22 – Eliana

Eliana
Eliana no estúdio do Minha Mulher Quem Manda (Imagem: Reprodução / YouTube)

Depois de 11 anos fora do SBT, Eliana voltou ao canal em 2009 e assumiu o comando com o seu próprio nome nas tardes de domingo. Nos próximos dias, a apresentadora vai completar 12 anos à frente do dominical.

23 – Porta da Esperança

Porta da Esperança
Silvio Santos entrevista Gretchen no Porta da Esperança (Imagem: João Batista da Silva / SBT)

“Vamos abrir as portas da esperança!”. O Porta da Esperança foi o primeiro programa assistencialista de sucesso da TV. Exibido entre 1984 e 1996, pessoas enviavam cartas para o programa, a produção selecionava as melhores histórias, o convidado era levado para o palco e justificava suas necessidades.

24 – A Escolinha do Golias

Escolinha do Golias
Escolinha do Golias em 1991 (Imagem: Divulgação / SBT)

Com Carlos Alberto de Nóbrega, Ronald Golias, Nair Belo e Patrícia Opik, o programa de humor ficou sete anos no ar, de 1990 a 1997. O boom de audiência foi em seus primeiros anos, quando o programa era formado pelo quarteto original.

25 – Fala Dercy

Fala Dercy
Dercy Gonçalves no papel de Julieta no Fala Dercy (Imagem: Reprodução / SBT)

Dercy Gonçalves comandou um talk show bem-humorado no SBT em 2000. Ela estrelou quadros baseados em grandes histórias, conversou com jovens e fez debates calorosos com artistas e políticos.

26 – De Frente com Gabi

De Frente com Gabi
Marília Gabriela no De Frente com Gabi (Imagem: Reprodução / SBT)

Marília Gabriela relançou o formato de talk show no SBT depois da saída de Jô Soares. A primeira fase do programa foi lançada em 1998 e permaneceu no ar até 2004. Em 2010 e com pedidos públicos de Hebe Camargo, Marília voltou ao canal e ficou à frente do programa até 2015.

27 – Márcia

Márcia
Márcia Goldschmidt na plateia do seu programa (Imagem: Reprodução / SBT)

Márcia Goldschmidt comandou o programa Márcia na tela do SBT entre 1997 e 1998 e foi um dos maiores fenômenos de audiência. Semelhante ao Casos de Família, o programa era uma verdadeira bomba relógio de discussões e barracos.

28 – Casos de Família

Casos de Família
Christina Rocha no estúdio do Casos de Família (Imagem: Reprodução / SBT)

O Casos de Família estreou em 2004 sob o comando de Regina Volpato. Em 2009, Silvio trocou a então titular por Christina Rocha. Recheado de brigas e discussões de familiares, o programa popular é exibido na faixa das 16h, de segunda a sexta.

29 – Teleton

Teleton
Silvio Santos no palco do Teleton (Imagem: Reprodução / SBT)

O Teleton estreou na TV brasileira graças ao esforço de Hebe Camargo, que levou a proposta a Silvio Santos. Em 1998, a maratona da solidariedade entrou no ar e todos os anos o canal paulista interrompe sua programação ao longo de 27 horas em prol das crianças, adolescentes e adultos da AACD.

30 – Programa do Ratinho

Programa do Ratinho
Ratinho é estrela do SBT desde 1998 (Imagem: Reprodução / SBT)

Ratinho estreou no SBT em 1998 em meio ao imbróglio judicial envolvendo a saída do apresentador da Record. Silvio contratou o jornalista, pagou uma multa milionária e deu a ele as noites da semana. Após um hiato de três anos, de 2006 a 2009, o programa voltou ao ar.

31 – Falando Francamente

Falando Francamente
Sonia Abrão na redação-estúdio do Falando Francamente (Imagem: Reprodução / Youtube)

Sonia Abrão, atualmente na RedeTV!, esteve à frente do primeiro programa de fofocas do SBT, produção lembrada até hoje pelo público da casa. Trata-se do Falando Francamente. O programa vespertino estreou em 2002 e ficou no ar até 2004.

32- Programa Livre

Programa Livre
Serginho Groisman, com a cantora Alanis Morissette, no Programa Livre (Imagem: Divulgação / SBT)

Serginho Groisman explodiu na TV graças ao seu trabalho à frente do Programa Livre, entre 1991 e 1999. Assim como Cocktail, o programa fez parte das comemorações pelos dez anos da empresa. O programa marcou época com debates entre jovens e celebridades, mas saiu do ar em 2002 devido à baixa audiência.

33 – The Noite

The Noite
Danilo Gentili no comando do The Noite (Imagem: Divulgação / SBT)

Terceiro talk show da história da TV de Silvio Santos, o The Noite estreou em 2014 no início das madrugadas e não saiu mais. Com apresentação de Danilo Gentili, o programa aposta em quadros de humor, entrevistas e tiradas entre o apresentador e seus colegas como Murilo Couto e Leo Lins.

34 – Fofocalizando

Fofocalizando
Gabriel Cartolano, Ana Paula Renault, Flor Fernandez e Chris Flores no Fofocalizando (Imagem: Reprodução / Twitter)

Atualmente apresentado por Chris Flores, o Fofocalizando já passou pelas mãos de Lívia Andrade, Mara Maravilha, Leão Lobo, Décio Piccinini e Leo Dias. Idealizado por Silvio Santos, o programa de fofocas é a principal novidade da grade vespertina do canal desde 2016.

35 – Curtindo Uma Viagem

Curtindo Uma Viagem
Celso Portiolli com os integrantes das equipes do Curtindo Uma Viagem (Imagem: Divulgação / SBT)

Curtindo Uma Viagem é um dos games mais apaixonantes da história do SBT. Apresentado por Celso Portiolli entre 2001 e 2002, a atração marcou uma geração por causa das provas como Cadeado, Agulhas, Boliches, Pisca-pisca, Escalada, entre outras.

36 – Fantasia

Fantasia
Jackeline Petkovic no Fantasia (Imagem: Reprodução / Youtube)

O SBT lançou vários nomes com o Fantasia, programa formado por atrizes e modelos jovens. Lançado em 1997, o game colorido e interativo bombou nas tardes do canal e foi responsável por tirar o Aqui Agora do ar.

37 – Supernanny

SuperNanny
Logo oficial do programa SuperNanny (Imagem: Reprodução / SBT)

Programa de fora, o Supernanny foi uma febre em sua primeira temporada, em 2006. Comandado por Cris Poli, a atração educativa foi exibida aos sábados, domingos e segundas e tinha como objetivo colocar ordem na vida da criançada.

38 – Popstars

Popstars
Logo da primeira temporada do Popstars (Imagem: Reprodução / Youtube)

O Popstars estreou no Brasil por meio de uma coprodução entre o SBT e a Disney Channel. O talento show estreou em 2002 e deu origem ao Rouge. A 2ª temporada foi ao ar no ano seguinte e lançou a banda Br’Oz.

39 – Chaves

Chaves
Chaves caiu no gosto popular após aposta de Silvio Santos (Imagem: Divulgação / Televisa)

O seriado Chaves é um dos maiores tiros no escuro da carreira de Silvio Santos como diretor de programação. Nenhum membro da direção do canal acreditou no seriado. Silvio, no entanto, apostou tanto nele quanto no Chapolin. O menino da vila é considerado até hoje como a maior carta na manga do SBT.

40 – Casas dos Artistas

SBT
Casa dos Artistas é o maior reality show da história da emissora (Imagem: Reprodução / SBT)

O reality Casa dos Artistas foi o primeiro reality show de confinamento do Brasil, exibido pelo SBT entre 2001 e 2004, e composto por um grupo de famosos reunidos dentro de uma casa disputando prêmios em dinheiro.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›