Show do Milhão
Show do Milhão emplacou momentos históricos com perguntas variadas (Imagem: Divulgação / SBT)

Silvio Santos comandou entre o fim dos anos 90 até a última década o game de perguntas e respostas mais marcante da TV brasileira. No Show do Milhão os participantes ficavam frente a frente com o dono do SBT e eram obrigados a responder perguntas de múltiplas escolhas caso quisessem alcançar R$ 1 milhão.

De 1999 até 2003, o programa alcançou altos índices de audiência a ponto de incomodar a Globo. O sucesso da atração foi tão grande que na época marcas parceiras do SBT lançaram jogos e até computadores levando o nome do formato.

Quem não se lembra dos bordões de Silvio Santos como “Você está certo disso?”, “Quer a ajuda dos universitários” e a cobiçada afirmação: “Vamos a pergunta que vale um milhão de reais”.

Além do próprio programa, o que ficou marcante na história da TV foram as gafes cometidas pelos participantes. Abaixo você confere uma lista de cinco erros incríveis cometidos pelos “quase” milionários.

1) Via Láctea

Show do Milhão
Participante errou pergunta sobre a Via Láctea (Imagem: Reprodução / SBT)

Mais do que a bandeira nacional, a pergunta sobre a Via Láctea é motivo de piada até hoje. O dono do SBT perguntou para uma participante o que é a Via Láctea. Tão pressionada por estar no programa de perguntas e respostas mais famoso da TV, ela errou na afirmação.

Ao invés de apontar como uma galáxia, a mulher disse que a Via Láctea era uma marca de leite. Por incrível que pareça, o tema é tradicionalmente discutido entre as crianças na escola antes mesmo da 5ª série.

2) Moedas

Show do Milhão
Netinho de Paula acertou pergunta com a ajuda de convidados famosos (Imagem: Reprodução / SBT)

Até famosos já participaram do Show do Milhão em edições especiais. E não só os anônimos, as celebridades da TV também erraram e feio! Um dos momentos mais marcantes foi a participação do apresentador Netinho de Paula.

Na sua participação, o famoso foi questionado por Silvio Santos sobre moedas e qual é o metal utilizado para a sua cunhagem. Sem saber a resposta, ele pediu a ajuda dos universitários, ou melhor, dos famosos que lá estavam.

Todos que estavam lá levantaram a placa número 1, que tinha a reposta níquel. Luciana Gimenez foi a única que não subiu a mesma placa. Quando percebeu que só ela tinha colocado outro número, logo levantou a plaquinha de número 1.

E, graças aos famosos, Netinho acertou. A cunhagem da moeda não é feita de hélio, chumbo e muito menos mercúrio, mas sim de níquel.

3) Os sete anões

Show do Milhão
Participante errou pergunta sobre a Branca de Neve (Imagem: Reprodução / SBT)

Para o Show do Milhão, o participante precisa saber de tudo um pouco, inclusive de conto de fadas e histórias infantis. Uma mulher encarou as perguntas do programa do SBT e empacou quando o assunto foi a Branca de Neve e os sete anões.

Silvio perguntou para ela qual era a profissão dos sete anões. Visivelmente assustada com a questão, ela disse que os protetores da mocinha eram lenhadores. A curiosidade desse episódio veio de Silvio Santos. Vendo o erro que estava prestes a ser cometido, ele tentou ajudá-la, mas foi em vão. Ela foi de lenhador e errou.

Em seguida, Silvio chamou o computador para dar a resposta certa e veio a verdadeira: os homenzinhos eram mineiros. A sorte (ou não) da participante era que estava no início do programa, prestes a saltar para 3 mil reais caso acertasse a pergunta.

4) A invenção de Guglielmo Marconi

Show do Milhão
Participante não soube responder pergunta sobre a invenção de Guglielmo Marconi (Imagem: Reprodução / SBT)

E quando você está na corda bamba, sem saber o que responder, pede ajuda, mas ela não é a que você gostaria de ouvir? Isso também aconteceu no Show do Milhão com um participante.

O apresentador questionou qual era a invenção do físico Guglielmo Marconi. Quem acompanhou o programa viu de cara que dificilmente ele acertaria a resposta sozinho. Ele então, correu pedir ajuda para os convidados.

Os convidados, no entanto, sabiam tanto quanto ele e responderam que a invenção de Marconi foi o telescópio. O rapaz foi na onda e, após o “você está certo disso?”, de Silvio Santos, o programa anunciou o erro. Na verdade, Guglielmo Marconi inventou o rádio.

5) Bandeira nacional

Show do Milhão
Professor errou pergunta sobre a bandeira nacional (Imagem: Reprodução / SBT)

Para os patriotas de plantão essa é muito fácil. Silvio Santos perguntou para um participante, aparentando uma idade com mais bagagem, quantas letras tinha escrita na bandeira nacional brasileira.

Curiosamente essa pergunta é uma das mais lembradas pelo público que acompanhou os 4 anos de programa. Jair Hermínio da Silva, professor, chutou 16, mas a resposta certa era 15.

A sua justificativa foi a lembrança da famosa frase dita por D. Pedro I. “Na hora eu me lembrei do grito da Independência de D. Pedro I: ‘Independência ou Morte’. Aí contei as letras de ‘Ordem ou Progresso’, e não ‘Ordem e Progresso'”, disse, lamentando o erro.

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

SIGA AGORA