7 atrizes que tiveram experiências traumatizantes com Walcyr Carrasco

Atrizes são vítimas de Walcyr Carrasco (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1)

O autor de novelas Walcyr Carrasco parece ter assumido para si um personagem associado ao seu próprio sobrenome. Prova disso é que ele agiu de forma impiedosa com várias atrizes nos bastidores desde antes de entrar na Globo.

E os motivos são sempre os mesmos: Todas elas contrariavam os seus caprichos e vontades. O episódio recente com Camila Queiroz na novela Verdades Secretas 2 foi apenas mais um entre tantos outros conflitos com as artistas.

Coincidentemente (ou não), suas ‘vítimas’ são sempre profissionais mulheres. Quando ainda estava prestando serviços para a extinta Manchete, por exemplo, ele não poupou a atriz Taís Araújo por recusar algumas cenas.

Já na Globo, há quase 20 anos, castigou a atriz Elizabeth Savala por incluir falas improvisadas aos seus textos. Claudia Raia, por um motivo parecido, foi praticamente expulsa da novela Sete Pecados, em 2007.

Até quem não topava entrar em suas novelas era alvo de sua temida lista de desafetos, como foi o caso de Priscila Fantin. Outra vítima do autor foi Marina Ruy Barbosa, por se negar a raspar o cabelo em 2013.

Seu alvo mais recente havia sido Grazi Massafera, por reclamar do excesso de cenas de sexo na primeira fase da novela O Outro Lado do Paraíso (2017). Por conta disso, ela passou o resto da novela com um papel apagado.

Esse posto, depois de muitos anos, porém, acabou sendo repassado para Camila Queiroz, que não aceitou o desfecho dado por ele à protagonista de Verdades Secretas e recebeu o seguinte ultimato: “Por mim nunca mais pisa na Globo”.

A seguir, você confere em detalhes cada um dos casos das atrizes que vivenciaram experiências de trabalho traumatizantes com o novelista da Globo:

Elizabeth Savala

Durante um painel na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018, o próprio Walcyr Carrasco revelou o que fez com a veterana Elizabeth Savala na novela Chocolate com Pimenta.

Elizabeth Savala em Chocolate com Pimenta (Imagem: Divulgação / Globo)

Sem citar nomes, ele disparou: “O que é possível na novela é quando o ator trai muito e você se vinga. Eu tive uma atriz bem famosa que inventava falas, e então coloquei um problema na garganta e ela ficou muda por duas semanas”.

Priscila Fantin

Em 2010, Priscila estava repensando a sua carreira por conta do fiasco da novela Tempos Modernos e acabou recusando um papel na trama que Walcyr estava escrevendo, Morde e Assopra.

Como vingança, ele cortou relações com a profissional e, até o ano de 2016, ela nunca mais ela voltou a fazer uma novela inteira na Globo. Antes disso, a atriz vinha emendando várias protagonistas.

Alma Gêmea
Priscila Fantin (Serena) e Eduardo Moscovis (Rafael) em Alma Gêmea, novela de Walcyr Carrasco (Imagem: Divulgação / Globo)

Tanto tempo depois, ele a colocou na novela Êta Mundo Bom!, mas deixou claro que aquilo não era um pedido de perdão. Ao Ego, na época, ele disparou:

“Fiquei chateado, sim, por termos feito grandes sucessos. Eu a considerava uma parceira. Não ficou mágoa, apenas não entendi. A Priscila fez os maiores sucessos de sua vida comigo. E o estranho é que não tinha nenhuma proposta na época, tanto que não fez mais nenhuma outra novela. Só posso entender que estava emocionalmente precisando de um tempo”.

“Na época de ‘Morde & Assopra’, fiquei chateado, sim, mas depois até tentei colocá-la no elenco de ‘Amor à Vida’. Eu a sugeri para um papel, mas o convite não chegou a ser feito”, completou.

Claudia Raia

Claudia Raia era descrita como a grande vilã da novela Sete Pecados (2007) em sua sinopse original. Porém, ela acabou morrendo antes do final da novela, ao receber por engano um presente que contava com uma bomba.

Após a explosão, ela morreu e desapareceu da história. Desde então, o autor nega que tenha punido a famosa por acrescentar falas ao texto da personagem. Oficialmente, ele alegou que havia escrito duas sinopses diferentes.

Claudia Raia em Sete Pecados (Imagem: Divulgação / Globo)

Em um blog que tinha na época, Walcyr Carrasco disse que o motivo dos boatos foi o fato de ter entrado no camarim e cumprimentado apenas Reynaldo Gianecchini, por não ter visto a atriz.

Ao perceber, ele se desculpou e ela brincou, dizendo: “Ih, daqui a pouco vão dizer que você não me cumprimentou porque botei cacos na novela”. Dois dias depois, saíram as tais notas sobre o assunto.

Marina Ruy Barbosa

O caso envolvendo Marina aconteceu durante a novela Amor à Vida. Ele queria que a sua personagem raspasse a cabeça após descobrir que estava com um câncer, mas ela não topou a demanda.

A atriz alegou que não gostaria de tratar o assunto de maneira sensacionalista e deixou claro que toparia, caso fosse realizada uma campanha séria de conscientização social sobre o câncer linfático.

Marina Ruy Barbosa
Marina Ruy Barbosa e Walcyr Carrasco tiveram grande confusão (Imagem: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Ele não quis saber e tratou de matar o seu papel e substituí-la por Sophia Abrahão, uma irmã da personagem. Em uma live no Instagram, o autor contou a sua versão da história, dizendo:

“Quando ela aceitou o papel, tinha combinado que cortaria o cabelo. Ela foi fazer o papel e a história foi chegando. Ela não avisou com tanta antecedência que não ia cortar. Se tivesse, eu teria sabido orientar a história para outro lugar. Foram cinco dias e eu tinha que mudar toda a história”.

“Fiquei chateado, mas isso não quer dizer que não considero a Marina uma boa atriz. E não quer dizer que não trabalharia com ela de novo, desde que as coisas fossem todas conversadas antes”, amenizou.

Grazi Massafera

Depois do excelente trabalho na novela Verdades Secretas, em 2015, Grazi Massafera foi escolhida para ser uma grande vilã em O Outro Lado do Paraíso. Entretanto, as expectativas ficaram apenas na primeira fase.

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco e Grazi Massafera trabalharam juntos em Verdades Secretas (Imagem: Divulgação / Institucional)

Na época, ela estaria frequentando igrejas evangélicas e teria reclamado do excesso de cenas de sexo no folhetim. Não deu outra. Todo o destaque do seu papel foi por água abaixo e ela terminou a história totalmente apagada.

Tais Araújo

Nesta semana, durante uma entrevista da atriz Zezé Motta no programa Roda Viva, da TV Cultura, Taís Araújo resolveu expor pela primeira vez o que Walcyr fez com ela nos bastidores de Xica da Silva (1996).

tais araujo walcyr carrasco
Taís Araújo rompeu com Walcyr Carrasco (Imagem: Reprodução / Twitter)

“No momento em que eu neguei fazer uma cena de sexo anal, Walter Avancini e Walcyr Carrasco foram publicamente dizer que eu estava transformando a Xica da Silva em Maria Chiquinha”, acusou, deixando claro que tinha apenas 17 anos.

Camila Queiroz

A atriz foi a vítima mais recente da tesoura de Walcyr Carrasco, ao revelar que topou fazer Verdades Secretas 2 com a promessa de protagonismo na terceira temporada.

walcyr carrasco camila queiroz
Camila Queiroz protagonizou Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1)

O autor, ao entregar o último capítulo, a surpreendeu com o destino da modelo, que acabaria morrendo. Seu contrato chegou ao fim antes do final das gravações e ela colocou condições para gravar.

Disse que só toparia caso a personagem permanecesse viva na continuação. O autor se recusou a atender o pedido e cortou relações com ela, mesmo tendo sido padrinho do seu casamento.

MAIS LIDAS

Lucas Medeiros
Lucas Medeiros é formado em Comunicação Social e escreve sobre o dia a dia da TV.
Veja mais ›