A Globo decidiu ignorar a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que torna o mandante como dono do direito de transmissão no futebol nacional. A emissora optou em não exibir o jogo entre Bangu e Flamengo, que aconteceu na noite desta quinta (18).
VEJA ESSA
A decisão do canal de não mostrar a partida, que marcou o retorno do Campeonato Carioca, irritou torcedores. “Alô, Globo, se vocês não transmitirem o jogo hoje, eu vou cancelar meu Globoplay e Premiere. Eu não dou mais nem um centavo! Confirma logo essa bagaça ou eu cancelo, imagino que muita gente vai fazer igual. Vai passar novela repetida nos quintos dos infernos”, disparou um.
“Acho importante todo flamenguista agora comprar essa briga [contra a Globo] fazendo a sua parte! A partir de hoje, não dar audiência para nenhum canal da Globo!”, comentou outro usuário no Twitter.
“A Globo está querendo forçar o Flamengo a assinar o acordo. Vamos ver como o Flamengo vai agir. Segue a novela”, criticou um terceiro internauta.
Conforme informou o RD1, a emissora optou em que não realizar transmissão em nenhuma mídia – TV aberta, TV paga ou até streaming. Para o Flamengo, em nota, o canal carioca poderia exibir o jogo sem maiores problemas.
A decisão de Bolsonaro
A nova medida provisória determinou que a partir de agora a negociação fique com os clubes mandantes. A MP foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (18).
Com a decisão, o “capitão” modificou a lei 9.615/1998, a lei Pelé, e determinou que o time mandante tem direito de arena sobre a partida. Assim, cabe exclusivamente aos dirigentes dos clubes a negociação do direito de transmissão.
A atitude foi tomada após um encontro entre Bolsonaro e diretores do Clube de Regatas do Flamengo no Palácio do Planalto, e assim beneficiou o time carioca nas negociações com a Globo. A decisão foi um golpe duplo: do Flamengo, pelas negociações, e de Bolsonaro, que nunca escondeu sua rivalidade com o canal.
Confira a repercussão:
Numa briga entre Flamengo e Globo, seja sempre o Pica-Pau. pic.twitter.com/8HoiaitmeL
— ABAD, O FISCAL (@AbadFiscaliza) June 18, 2020
Globo já possui os direitos de transmissão dos jogos do Bangu no Campeonato Carioca. Ou seja, a partida de hoje contra o Flamengo está liberada para ser transmitida na TV.
— Planeta do Futebol ? (@futebol_info) June 18, 2020
Se a Globo pode transmitir e não o fizer por decisão unilateral estará lesando quem paga Pay Per View.
— Blog Flamengo Eternamente (@Flaeternamente) June 18, 2020
As pessoas têm dificuldades absurdas pra entender
O Flamengo pode passar seus jogos pelo Streaming próprio
Pode passar o mesmo jogo na Fox pela TV fechada
E passar o mesmo jogo na TV aberta, seja Globo, SBT etc…
A MP da liberdade pra vender pra quem quiser
LIBERDADE
— Mauricio Assis ??♂️?? (@maucrf1895) June 19, 2020
O sormani disse q se o Flamengo transmitir algum jogo a Globo vai derrubar facilmente na justiça
Disse q ele não é advogado mas ASSISTE FILMES SOBRE O ASSUNTO.
É sério
— Fla Sofá (@Dida_CRF) June 19, 2020
E se reclamar mais, o Flamengo compra a globo só pra passar Flamiguinhos no lugar da Fátima Bernardes.
??
— Mauro Ferreira (@Maurormf) June 18, 2020
Bolsonaro tirou o Monopólio da Globo para transmissões de jogos de futebol?
Flamengo e todos os que eram reféns da Globolixo agora poderão transmitir os jogos até pela internet?
E as torcidas vão protestar?
— ???????? ♚ (@IzabelleFores) June 18, 2020
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.