Band descobre o melhor método de ocupar a grade durante pandemia

Band

Seriados de décadas passadas vêm registrando mais audiência que programas inéditos nos domingos da TV (Imagem: Reprodução / Twitter)

Se você assistiu ao Fantástico Jaspion, Esquadrão Relâmpago Changeman e Jiraya, o Incrível Ninja, na TV Manchete, está matando as saudades agora pela Band. Os seriados japoneses da década de 1980 estão fazendo a alegria de muitas pessoas, que celebram pelas redes sociais enquanto os assistem.

A medida tomada pela emissora paulista foi para suprir a falta de programação no domingo pela manhã, quando o canal exibia jogos que foram proibidos por conta da pandemia de Covid-19. O fato vem gerando grandes destaques para o canal do Morumbi.

Em termos de audiência, a Band observou os seus índices triplicarem e encostarem na Record e no SBT. Em determinados domingos, a emissora ultrapassou a Record, que antes esteve exibindo o Domingo Show, sob o comando de Sabrina Sato.

Além disso, a repercussão pelo Twitter com as hashtags entram para os assuntos mais comentados enquanto os “tokusatsus” – denominação dos seriados japoneses – são exibidos. Além disso, os fãs aproveitam para postar fotos assistindo às séries ao lado de filhos, irmãos e demais parentes.

Cabe destacar, também, que a exibição desses “tokusatsus” inflacionaram os brinquedos que são vendidos em plataformas digitais. Bonecos dos personagens, veículos de brinquedo e fantasias entraram para o hall de produtos mais procurados e, claro, tiveram os seus preços elevados.

Só para ter uma ideia, o Change Robô – utilizado no seriado Esquadrão Relâmpago Changeman – custava R$ 3 mil no Mercado Livre. Após a exibição do seriado na Band, o brinquedo teve o seu preço elevado para R$ 4,5 mil no mesmo site.

Tirando a parte comercial inflacionada, a Band acertou na mosca ao exibir os seriados nos domingos pela manhã, trazendo de volta os fãs que não assistiam mais televisão nesta faixa horária.

A medida pode ser repensada como forma de exibir outras produções a pedido do próprio público, que dá várias opções, como: Black Kamen Rider, Jiban, Cybercops, Flashman, Winspector, entre outros. Além disso, há fãs que pedem o retorno de desenhos como Os Cavaleiros do Zodíaco, Samurai Warriors, Yu-Yu-Hakosho, dentre outros que foram sucesso na tela da extinta TV Manchete.

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!