Investir está em alta no Brasil e a TV está de olho; veja os programas focados em economia

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Pequenas Empresas & Grandes Negócios é um clássico do segmento (Imagem: Reprodução / Globo)

Se antes falar em economia e investimentos parecia algo tão distante para a maioria da população no Brasil, hoje a realidade é completamente diferente. Por isso, a televisão tem pensado em voltar a sua atenção para esse público que está crescendo.

Uma recente pesquisa da Capital Research mostrou que 70% dos brasileiros pretendem investir ainda em 2020. O perfil de investidor também tem sofrido alterações nos últimos anos. Com a baixa histórica na curva de juros, outras opções mais arrojadas, como FIIs, ações, operações com forex e mesmo com criptomoedas, vêm sendo testadas mesmo pelos investidores mais iniciantes. A poupança ainda lidera como a forma mais atrativa no Brasil, mas as ações e os outros tipos de investimentos têm conquistado mais pessoas.

E a perspectiva é que isso mude mesmo com a ajudinha que a televisão tem dado ao assunto. Os canais da TV aberta e fechada conseguem levar para as pessoas conteúdos variados para este perfil e sempre de uma forma mais simples e dinâmica.

No final do mês passado, por exemplo, a RedeTV! estreou o Renda Extra, comandado por André Antunes, que é empresário e especialista na Bolsa de Valores. A intenção do formato é mostrar ao público como conquistar independência financeira e ganhar dinheiro extra para complementar a renda.

Tema mais acessível para a população

Sim, na televisão os programas precisam ter uma linguagem bem mais acessível do que na internet, pois tende a abranger pessoas que nem sempre estão mais familiarizadas com o linguajar do assunto.

O Cenário Econômico, da TV Brasil, é um dos programas que ajudam os brasileiros a entender mais sobre economia e o momento do país. Exibido de segunda a sexta-feira, às 22h30, ele é transmitido direto da Bolsa de Valores de São Paulo.

A atração realiza entrevistas com especialistas de diferentes áreas, economistas e empresários, além de mostrar o impacto da queda ou aumento de juros no dia a dia. O programa também atualiza o telespectador sobre a forma que os acontecimentos influenciam a economia nacional.

Tradição em mostrar histórias de sucesso

Se tem uma coisa que um telespectador é apaixonado e busca ver sempre que pode é uma boa história de sucesso. É por isso que o Pequenas Empresas & Grandes Negócios mantém uma boa audiência nas manhãs de domingo da Globo.

No ar há mais de 30 anos, o PEGN consegue prender o público com histórias de empreendedores que uniram inovação e criatividade em seus negócios e são inspirações.

Além disso, o semanal, que tem parceria com o Sebrae, destaca os desafios de abrir uma empresa no Brasil e dá dicas importantes para quem está interessado em investir seu dinheiro em um novo negócio.

Papo sobre finanças na TV

Os programas de entrevistas seguem em moda no Brasil. E quem disse que a televisão não pode ter um focado nos interessados em investir? O Show Business, apresentado por Sonia Racy, nas madrugadas de domingo para segunda, na Band, é a prova disso.

O formato é antigo e ficou famoso por ter sido conduzido por João Dória, atual governador de São Paulo. Inicialmente, o empresário apresentava o programa na rádio CBN, mas logo fez a sua estreia na extinta Rede Manchete, no começo da década de 1990. Com o fim da emissora, ele ficou até 2008 na RedeTV! e, em seguida, foi transferido para a Band.

O foco do semanal é debater assuntos de economia, negócios e variedades, com entrevistados de peso, do Brasil e do exterior, que se destacam nas áreas em que atuam. Ou seja, uma boa forma de aprender a investir se divertindo.

Inclusive, falando em forma diferente de tratar o tema, no ano passado, Nathalia Arcuri lançou o reality Me Poupe!, também na Band. Na atração, a jornalista ajudou pessoas a saírem do aperto, economizar e tomar decisões importantes sobre o que fazer com o dinheiro.

E por que não misturar o assunto com jornalismo?

É claro que os olhos do público da televisão estão cada vez mais voltados para o jornalismo nos últimos tempos. Mas por que não falar sobre economia durante uma programação focada no noticiário?

A GloboNews lançou neste ano uma parceria com o Valor Econômico, que gera boletins especiais sobre economia em todos os programas de 6h às 20h, de segunda a sexta-feira. Especialistas da redação do jornal explicam as movimentações da economia mundial e ainda oferecem dicas sobre como fazer o dinheiro render.

Já na TV aberta, a Record News exibe de segunda a sexta, às 8h, o Inova360, com conteúdos sobre inovação, transformação digital, nova economia e negócios disruptivos. O objetivo do formato é informar e inspirar o público interessado em mudar de vida.

Com tantas opções fica fácil para começar a se informar melhor e tomar novas decisões que possam ajudar no seu futuro.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.