De que forma os esportes têm impacto nas eleições dos EUA

EUA

Esportes têm impacto nas eleições dos EUA, LeBron James que o diga (Imagem: Reprodução / Instagram)

As eleições presidenciais no Estados Unidos da América sempre geram debates acalorados nas redes sociais, e neste ano de 2020 não está sendo diferente. Desta vez, diversos atletas estão ainda mais empenhados em influenciar os resultados da disputa, usando sua influência entre os fãs para votar no candidato da sua escolha ou até mesmo ir votar, já que nos EUA o voto não é obrigatório.

Um exemplo é o ex-astro da NBA Magic Johnson, que publicou uma foto em suas redes sociais com um adesivo da campanha e a legenda “Eu votei. E Você?”. Já Tom Brady, um dos maiores jogadores de toda a história da NFL, publicou um vídeo no Instagram em que comparava uma partida de futebol americano com as eleições. “Esporte é minha religião, mas a América é o meu amor”, disse Brady.

Esses atletas não exercem influência somente na hora das eleições, como também na hora de escolher um produto ou serviço – além disso, as equipes que eles defendem estão sempre bem cotadas entre os torcedores que gostam de dar pitacos nas partidas da NBA ou NFL, e com as novas casas de apostas online no Brasil você também pode aproveitar os mais variados torneios em seu catálogo, desde Brasileirão, Libertadores da América, e até mesmo a Champions League. Stephen Curry também fez campanha para que as pessoas fossem votar, já LeBron James foi mais longe e declarou abertamente seu apoio a Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, solicitando que seus conterrâneos votassem nos democratas.

NBA engajada

Os acadêmicos terão muito o que estudar sobre as eleições presidenciais americanas de 2020, incluindo a influência que a crise sanitária teve sobre o pleito, já que pela primeira vez na história boa parte da votação aconteceu pelos correios. Além disso, o resultado pode ter sido afetado principalmente pelas atitudes dos atletas das grandes ligas profissionais dos EUA – muitos astros se manifestaram de maneira nunca antes vista e estão cada vez mais engajados no ativismo político.

LeBron James é uma das principais figuras, um crítico de longa data ao governo Trump. Encabeça diversas manifestações públicas que denunciam o racismo no sistema social e político americano, além da violência policial. Para incentivar as pessoas a irem votar, LeBron participou da criação do movimento “More than a Vote” (Mais do que um voto), e solicitou que os Lakers disponibilizasse a sua arena em Los Angeles como local de votação.

O astro da NBA também está à frente de um programa de televisão que entrevista celebridades americanas – recentemente, o jogador teve um bate-papo com o ex-presidente Barack Obama, que aproveitou a oportunidade para elogiar Joe Biden, seu amigo e vice-presidente durante seus mandatos. Já LeBron revelou uma curiosidade familiar. “Minha mãe me mandou um vídeo com a imagem dela votando. Acho que é a primeira vez que minha mãe vota para presidente e estou muito orgulhoso dela”, falou.

Seguindo os ideais do maior jogador da liga, a NBA também lançou a campanha “I’m a Voter” (Eu sou eleitor), e diversos jogadores participaram da jogada de marketing. Já o mandatário da WWE, Dana White, é amigo pessoal de Donald Trump e desde o pleito de 2016 apoia o candidato.

“Donald Trump é um lutador, e tenho certeza de que ele lutará por nosso país”, disse Dana em 2016. E este ano ele continua apoiando o amigo. “Nenhuma pessoa poderia ter previsto os desafios que a Covid-19 traria, mas o presidente Trump enfrentou todos esses obstáculos de frente. Estava claro, sua maior prioridade era a saúde e a segurança de todos em nosso país. Não apenas para republicanos, mas para todos os americanos”, afirmou Dana White.

Até o momento, a votação ainda está em apuração, mas Joe Biden está liderando a disputa com grandes chances de vitória, enquanto Trump corre por fora, como o grande azarão.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.