A TV Cultura apresentou na noite desta quinta-feira (12) o último debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo antes da eleição no próximo domingo (15). O canal público de SP foi elogiado pelos internautas pela forma como resolveu os problemas para a realização da atração em meio ao caos provocado pela Covid-19.
VEJA ESSA
A emissora reservou o palco amplo do Espaço das Américas para o debate. Com o respeito ao isolamento social, a Cultura reuniu 10 candidatos no mesmo ambiente para a troca de ideias: Orlando Silva, Joice Hasselmann, Guilherme Boulos, Arthur do Val, Andrea Matarazzo, Jilmar Tatto, Bruno Covas, Celso Russomanno, Marina Helou e Márcio França.
Imediatamente após o início dos duelos, a web se questionou: se a TV Cultura promoveu um debate, qual o motivo de Globo, SBT, Record e os outros canais da TV não terem feito o mesmo? As emissoras citadas praticamente foram acusadas de omissão pelos internautas.
“A Cultura, um canal estatal, que o Estado quer falir (falir a cultura, literalmente) faz um debate com vários [candidatos] enquanto a Globo, a maior emissora do país e a segunda maior do mundo resolveu não fazer.
Mas faz Dança dos Famosos”, alfinetou. “Band, Veja, Estadão, Folha/UOL, Cultura conseguem fazer debate. SBT, Record e Globo só novela, programas com gincanas, realities, concursos de dança…”, ironizou outra.
“Acho legal que uma emissora sem toneladas de dinheiro consegue organizar um debate e as ricas, não. Parabéns, TV Cultura, por fortalecer a democracia”, elogiou um terceiro. “Diferente da Globo, da Record, do SBT e da Rede TV, a TV Cultura e a Bandeirantes respeitaram a democracia e fizeram um debate seguro! A Cultura é pública, não estatal e nem privada. Pertence a NÓS, não a um partido nem a bilionários. Viva a comunicação pública!”, exaltou mais um.
Confira a repercussão na web:
Antes de começar queria deixar 1 minuto de raiva contra as senhoritas Globo, SBT, RecordTV e CNN Brasil QUE NÃO FIZEM A PORCARIA DE UM DEBATE PARA A MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA.
Obrigado TV Cultura.#DebateNaCultura
— Feℓipe (@f5lipe3) November 13, 2020
A Cultura, um canal estatal, que o Estado quer falir (falir a cultura, literalmente) faz um debate com varios prefeituraveis enquanto a Globo, a maior emissora do país e a segunda maior do mundo resolveu não fazer.
Mas faz dança dos famosos#DebateNaCultura— Wesley Café Calazans (@wesleyclzns_) November 13, 2020
Band, Veja, Estadão, Folha/UOL, Cultura conseguem fazer debate. SBT, Record e Globo só novela, programas com gincanas, realities, concursos de dança… #DebateNaCultura #Eleições2020
— Janaína Oliveira (@Jana_Oliveira1) November 13, 2020
Último debate antes da eleição e não é na Globo #DebateNaCultura pic.twitter.com/ApZsPSIhI4
— Fabio (@fabionobrega) November 13, 2020
Mancada a Globo não promover o debate.#DebateNaCultura
— Elsa Corinthiana #FORAANDRES❄️?️??️? (@ElsaCorinthiana) November 13, 2020
Começou o #debatenacultura. Quem diria que o último debate seria na emissora pública e não na Globo.
— gabriel belmonte ?️ (@gabobelmonte) November 13, 2020
#DebateNaCultura acho legal que uma emissora sem toneladas de dinheiro consegue organizar um debate e as Ricas @globo @recordtvoficial @CNNBrasil e @SBTonline não. Parabéns @tvcultura por fortalecer a democracia #DomingoÉ51
— Andre Conche (@AndreConche) November 13, 2020
Diferente da Globo, da Record, do SBT e da Rede TV, a @tvcultura e a Bandeirantes respeitaram a democracia e fizeram um debate seguro! A Cultura é PÚBLICA, não estatal e nem privada. Pertence a NÓS, não a um partido nem a bilionários. Viva a comunicação pública! #DebateNaCultura
— Vinicius Brahemcha (@VBrahemcha) November 13, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].