TV Cultura exibe debate e Globo, Record e SBT são detonadas por omissão

TV Cultura

TV Cultura exibe último debate antes da eleição (Imagem: Reprodução / TV Cultura)

A TV Cultura apresentou na noite desta quinta-feira (12) o último debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo antes da eleição no próximo domingo (15). O canal público de SP foi elogiado pelos internautas pela forma como resolveu os problemas para a realização da atração em meio ao caos provocado pela Covid-19.

A emissora reservou o palco amplo do Espaço das Américas para o debate. Com o respeito ao isolamento social, a Cultura reuniu 10 candidatos no mesmo ambiente para a troca de ideias: Orlando Silva, Joice Hasselmann, Guilherme Boulos, Arthur do Val, Andrea Matarazzo, Jilmar Tatto, Bruno Covas, Celso Russomanno, Marina Helou e Márcio França.

Imediatamente após o início dos duelos, a web se questionou: se a TV Cultura promoveu um debate, qual o motivo de Globo, SBT, Record e os outros canais da TV não terem feito o mesmo? As emissoras citadas praticamente foram acusadas de omissão pelos internautas.

“A Cultura, um canal estatal, que o Estado quer falir (falir a cultura, literalmente) faz um debate com vários [candidatos] enquanto a Globo, a maior emissora do país e a segunda maior do mundo resolveu não fazer.
Mas faz Dança dos Famosos”, alfinetou. “Band, Veja, Estadão, Folha/UOL, Cultura conseguem fazer debate. SBT, Record e Globo só novela, programas com gincanas, realities, concursos de dança…”, ironizou outra.

“Acho legal que uma emissora sem toneladas de dinheiro consegue organizar um debate e as ricas, não. Parabéns, TV Cultura, por fortalecer a democracia”, elogiou um terceiro. “Diferente da Globo, da Record, do SBT e da Rede TV, a TV Cultura e a Bandeirantes respeitaram a democracia e fizeram um debate seguro! A Cultura é pública, não estatal e nem privada. Pertence a NÓS, não a um partido nem a bilionários. Viva a comunicação pública!”, exaltou mais um.

Confira a repercussão na web:

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].