A última edição do CNN Prime Time do mês de novembro foi marcado por um erro de português que deixou os telespectadores incomodados. O telejornal da CNN Brasil trocou a palavra “eficácia” por “eficássia” e causou reações nas redes sociais.
VEJA ESSA
Tudo começou quando Márcio Gomes, do estúdio da CNN em São Paulo, chamou a repórter Heloisa Villela, direto de Nova York, para mais informações sobre a alta eficácia da vacina da farmacêutica Moderna, uma das mais promissoras no combate ao novo coronavírus.
No GC, a informação: “Alta ‘eficássia’. EUA: Moderna vai enviar pedido para aprovação de vacina. Laboratório promete submeter fórmula a órgão regulatório”. O erro não foi percebido pelo âncora e muito menos pela repórter, que estava na rua.
“Eficássia é prima de Efigênia”, brincou um internauta nos comentários. “É tanta informação no GC da CNN que às vezes passa despercebido”, criticou outro. “Medo da eficássia dessa vacina”, ironizou um terceiro. “Faltou eficácia do corretor ortográfico”, resumiu mais um.
A CNN se tornou a própria notícia pelo menos duas vezes em menos de uma semana. A primeira não foi sobre uma gafe, mas uma perda em seu casting. Taís Lopes, ex-Globo, anunciou sua saída do canal de notícias apenas um ano após o anúncio da sua contratação.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].