Mesmo com a turbulência causada pela pandemia da Covid-19, a TV aberta balançou, mas não caiu. Em fevereiro, o maior exemplo foi a Globo, que assegurou a liderança isolada com alta audiência e superou com muita folga a Record, que ficou em segundo lugar, e o SBT, que enfrentando uma terrível crise ocupou a terceira posição.
VEJA ESSA
Na média 24 horas de 1º a 28 de fevereiro, no Painel Nacional de Televisão (PNT), a Globo atingiu 12,9 pontos e o 1º lugar isolado. O BBB 2021, as retas finais de A Força do Querer, Haja Coração, Flor do Caribe e Laços de Família e não menos importante as notícias do Jornal Nacional com William Bonner e Renata Vasconcellos foram fundamentais para o resultado.
A Record apareceu na vice-liderança se aproveitando do fraco desempenho do SBT nos últimos meses. A única novidade da programação no último mês foi Gênesis, até aqui a principal mudança na programação do canal paulista, que fechou com apenas 4,3 pontos de média geral.
Na cola, o SBT, com uma das piores médias da sua história: 3,8 pontos de média. O número, acompanhado do share de míseros 10,1% colocou o canal de Silvio Santos em alerta máximo. Com reprises, sem investimentos antes e durante a pandemia, as atitudes confusas e desnecessárias do patrão colocaram a emissora na atual situação.
A Band apareceu em quarto lugar com 1,0 ponto de média, com destaque para a programação esportiva com o Jogo Aberto e Os Donos da Bola diariamente, e o Show do Esporte e o Terceiro Tempo aos domingos. No jornalismo, Datena e Jornal da Band alcançaram bons índices para o canal dos Saad.
Amargando o quinto lugar, a bolsonarista RedeTV!, que não investiu em conteúdo diversificado e apostou no público de direita, pró-governo e anti-isolamento social. Em fevereiro, o canal fechou com 0,5 de média. A TV Cultura surgiu na sequência com 0,3 ponto de média.
Os dados são consolidados pelo Ibope no PNT.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].