Basilia Rodrigues, estrela da CNN Brasil, falou abertamente sobre a denúncia de racismo dentro do canal de notícias. Segundo relatado pelo site Alma Preta, a contratada foi alvo de comentários racistas por causa do seu cabelo. No Twitter, ela agradeceu o apoio que recebeu ao longo das últimas horas.
VEJA ESSA
“Agradeço às mensagens de solidariedade e apoio que recebi aqui de tantos amigos pessoais, colegas de trabalho e também de pessoas que não me conhecem. Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil“, aprovou Basilia.
“O relato é grave e está sendo apurado“, informou a profissional, que completou: “Deixa reflexões para todos sobre o que não queremos ser, parecer, nem deixar dúvidas, sobre o que não queremos para nós, nem para os outros“.
Por meio de nota, a CNN Brasil expôs o caso, considerou a situação como “gravíssima” e anunciou a investigação por meio do seu departamento de “compliance”. Em seu desabafo, Basilia Rodrigues afirmou que optou pela TV após 12 anos no rádio:
“A CNN me escolheu e eu escolhi estar nela. Nos tempos de hoje, poder escolher mudar é um luxo, já que temos sido afogados pelos acontecimentos. Porém, não é fácil mudar. Decidi pegar uma via diferente que me pareceu (e é) mais desafiadora e evolutiva, como pessoa e jornalista“.
A repórter finalizou: “Por fim, dizer a vocês que o racismo e o negro convivem dia a dia. É uma relação insuportável, uma companhia inconveniente que está à bordo, em uma mesma viagem. Às vezes, me pergunto, haverá ponto final? Logo, penso que esse não é o mal do negro, esse é o mal do racismo“.
Confira:
Agradeço às mensagens de solidariedade e apoio que recebi aqui de tantos amigos pessoais, colegas de trabalho e também de pessoas que não me conhecem. Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil.
— Basilia Rodrigues #cnnpelavacina (@Basiliarodri) April 16, 2021
Em 2020, optei por sair do meio rádio e ir para TV, o que trouxe um elemento novo para minha carreira: a imagem. Isso após 12 anos de Jornalismo até então feito apenas pela voz.
— Basilia Rodrigues #cnnpelavacina (@Basiliarodri) April 16, 2021
A CNN me escolheu e eu escolhi estar nela. Nos tempos de hoje, poder escolher mudar é um luxo, já que temos sido afogados pelos acontecimentos. Porém, não é fácil mudar. Decidi pegar uma via diferente que me pareceu (e é) mais desafiadora e evolutiva, como pessoa e jornalista.
— Basilia Rodrigues #cnnpelavacina (@Basiliarodri) April 16, 2021
Por fim, dizer a vocês que o racismo e o negro convivem dia a dia. É uma relação insuportável, uma companhia inconveniente que está à bordo, em uma mesma viagem. Às vezes, me pergunto, haverá ponto final? Logo, penso que esse não é o mal do negro, esse é o mal do racismo.
— Basilia Rodrigues #cnnpelavacina (@Basiliarodri) April 16, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].