Roberto Carlos completa 80 anos nesta segunda-feira (19). Para celebrar a data, a Record reuniu imagens raras do cantor, exibidas dentro da edição especial do Câmera Record, neste domingo (18), 23h15. Participações do Rei em programas da casa que o projetou, através do programa Jovem Guarda, serão revisitadas. O registro histórico inclui humorísticos de Jô Soares e programas de Silvio Santos.
VEJA ESSA
Embora sempre associado à Globo, onde conduz seu especial de Natal há quase cinco décadas, Roberto ganhou projeção na TV através da atração exibida entre 1965 e 1968, ao lado de nomes como Erasmo Carlos e Wanderléa. O Câmera Record destaca a presença destes na comemoração de 25 anos de RC, em 1966. O músico Caçulinha, que também participou da “festa de arromba”, ressalta:
“Ele é muito simples. Eu gostava de ficar perto dele. Era só risada, só piada!”.
Além da celebração transmitida ao vivo há 55 anos, o jornalístico compreende uma entrevista de Roberto Carlos a Silvio Santos, datada de 1976. O hoje dono do SBT possuía ações da Record, onde conduzia seu famoso dominical. Silvio também surge na homenagem como convidado do programa Quem Tem Medo da Verdade?, espécie de sabatina de artistas com Carlos Manga.
Outra preciosidade do acervo do canal resgatada pelo especial do Câmera Record: o Rei interpretando Lobo Mau numa sátira de Os Três Porquinhos, ao lado de Pagano Sobrinho, Manoel da Nóbrega – pai de Carlos Alberto e criador de A Praça é Nossa – e Jô Soares. O diretor Nilton Travesso, então responsável pela grade da emissora, relembra a produção:
“Era uma época bonita, em que a televisão tinha um certo romantismo. Era uma coisa ingênua, um humor inocente, não tinha violência”.
Além de Nilton e Caçulinha, o Câmera Record traz depoimentos de Flávio Ricco. O jornalista avalia a importância de Roberto para a televisão. Luiz Fara Monteiro responde pela apresentação.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.