Globo corta cenas envolvendo sexualidade e homofobia em Império

Império

José Mayer (Cláudio) em Império; Globo elimina cenas relacionadas a sexualidade e homofobia na edição especial (Imagem: Estevam Avellar / Globo)

Polida, a edição especial de Império (2014) vem deixando de lado cenas que abordam de forma controversa a homofobia e a sexualidade. No capítulo de quinta-feira (6), por exemplo, o público não viu um diálogo entre Claudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo), no qual o cerimonialista cita de forma equivocada a sua própria orientação sexual, tratando por “opção” e “estilo de vida“.

Também não foi mostrado o momento em que Enrico (Joaquim Lopes) critica o casamento entre homossexuais afirmando que “aqui é Brasil, a banda toca um pouco diferente“. “Já pensou eu, casando com o meu namorado? Ai que nojo“, disse o rapaz, para a perplexidade de seus pais, em sequências que podem ser vistas apenas na versão original, disponível no Globoplay.

Tesoura

A Globo, contudo, tem poupado a tesoura nas reprises do momento. Ontem (7), apenas uma ação de merchandising envolvendo Julinho (André Arteche) ficou de fora da edição de Tititi (2010). Malhação – Sonhos (2014) e A Vida da Gente (2011) seguem na base de um capítulo original. Império desacelerou e está também neste ritmo desde a última terça-feira (4).

Lá…

Como não poderia ser diferente, a pandemia será mencionada na quarta temporada de Sob Pressão, ainda sem data de estreia prevista na Globo, mas não vai ser o tema principal da trama. A nova leva de episódios vai se inspirar em histórias reais que ocorreram antes da pandemia, como incêndio no hospital Badim, no Rio de Janeiro, em setembro de 2019.

… e cá

Coincidentemente ou não, a também quarta temporada da série americana The Good Doctor, disponível no Globoplay, dedicou os seus primeiros dois episódios para falar sobre a crise da pandemia no país, mas o restante da história se passa em um futuro próximo, onde o coronavírus é citado pelos personagens como sendo um problema superado.

O mercado mudou

Contratos por obra viraram uma realidade tão comum na TV que Marianna Armellini, no ar em Salve-Se Quem Puder, na Globo, está gravando no Uruguai a nova temporada de El Presidente, produção da Amazon. Assim como Charles Paraventi, que enquanto pode ser visto na atual fase de Gênesis, na Record, filma a série O Anjo de Hamburgo, na Globo.

Vale conferir

Uma Gota de Esperança

Larissa Carvalho e o filho Théo, protagonistas de Uma Gota de Esperança; documentário debate o teste do pezinho (Imagem: Carol Salgado / Globo)

O Globoplay lançou nesta sexta-feira o documentário Uma Gota de Esperança, baseado na história real da repórter Larissa Carvalho, da Globo Minas, e de seu filho Théo. O pequeno de 5 anos não anda, não senta e não fala por conta de uma doença que não metaboliza proteínas, acarretando na perda de neurônios. O quadro poderia ter sido evitado se a patologia fosse detectada no teste do pezinho.

O exame aplicado pelo Sistema Único de Saúde, no entanto, rastreia apenas seis das 50 doenças que poderiam ser identificadas nos primeiros dias de vida de um bebê. O diagnóstico mais completo está disponível apenas em clínicas particulares. Um projeto de lei aprovado pelo Senado dias atrás visa ampliar o alcance do teste no SUS; resta agora o presidente da República Jair Bolsonaro sancionar.

Falando nisso…

O roteiro do capítulo 90 de Roda de Fogo (1986), que o Globoplay não conseguiu recuperar, está disponível no site do autor Marcílio Moraes. Boa pedida para quem quer saber tanto do conteúdo, quanto do ofício. Confira aqui!

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]