Enquanto aqui no Brasil a vacinação ainda tem um ritmo lento de vacinação, nos Estados Unidos e Reino Unido a situação é bem diferente. A prova disto é que uma repórter da Globo em Londres apareceu sem máscara no Jornal Hoje, nesta terça-feira (18), e até se emocionou.
VEJA ESSA
Cecilia Malan apareceu em entrada ao vivo para falar sobre um estudo que mostra a produção de anticorpos um mês após a 1ª dose de vacinas da Pfizer e AstraZeneca, as mais utilizadas na Europa.
A jornalista explicou ao público que a pesquisa com mais de 8,5 mil voluntários, no Reino Unido, constatou que a maioria das pessoas já desenvolve anticorpos cerca de um mês depois de tomar a vacina dessas duas empresas.
No final da sua entrada, Cecila Malan declarou: “O ministro da Saúde britânico declarou que a doença está sob controle. E por isso, [César] Tralli, eu e os meus colegas repórteres aqui em Londres já podemos trabalhar, ao ar livre, sem máscara”.
A jornalista da Globo, então, tirou a sua máscara e ficou com a voz embargada. “É uma enorme emoção, um enorme alívio. Depois de 14 meses, a sensação é que estamos superando juntos esse terrível pesadelo. Eu não vejo a hora de isso acontecer aí no Brasil”, desabafou a repórter, emocionada.
No estúdio do Jornal Hoje, César Tralli declarou: “Que bom, Cecilia. Que ótimo ver você aí emocionada, com esse alívio todo. Dá uma respirada, celebre, comemore e continue cuidando bem da sua saúde e da família. A gente torce para que esse momento que você retratou ao vivo daí chegue para nós aqui do Brasil. É um esforço coletivo que depende, obviamente, da sociedade e especialmente da vacinação em massa”.
Desabafo nos EUA
Na semana passada, A repórter Raquel Krähenbühl chamou a atenção ao tirar a máscara ao vivo na GloboNews ao falar sobre uma notícia importante. Na ocasião, os Estados Unidos anunciaram que o item não está sendo mais obrigatório para quem está vacinado contra a covid-19.
Em uma entrada, a correspondente da emissora no país norte-americano tirou a máscara e se emocionou ao fazer o anúncio da novidade. Ela explicou que pode fazer isso porque está completamente imunizada com as duas doses da vacina.
“Os Estados Unidos começam a voltar à normalidade, Cecilia. E eu vou fazer agora uma coisa ao vivo que a gente está querendo fazer há muito tempo. Pela primeira vez, eu posso tirar a minha máscara para entrar ao vivo direto dos Estados Unidos”, anunciou Raquel, enquanto conversava com a apresentadora Cecilia Flesch.
A correspondente ainda comemorou: “É até emocionante”. A apresentadora aplaudiu o momento, enquanto Raquel seguiu: “Foi um ano muito difícil, mas graças à vacinação isso é possível”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]