SBT e Disney, detentoras dos direitos de transmissão da Copa América, além dos seus patrocinadores, se tornaram alvo de uma investigação do Ministério Público Federal. Além da mídia e dos anunciantes, a CBF e os estados e municípios que acolheram o torneio também foram colocados na roda.
VEJA ESSA
De acordo com as informações do jornal Folha de S. Paulo, o subprocurador Carlos Alberto Vilhena, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, determinou a expedição de ofícios aos procuradores dos estados que aceitaram a competição: Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além deles, São Paulo foi mencionado.
O SBT, pela TV aberta, e a Disney (ESPN e Fox Sports) foram apontados como “objeto das ações”, assim como as empresas patrocinadoras: Mastercard, Ambev, Latam, Semp TCL, Diageo, Kwai, Betsson, TeamViewer21 e Betfair22.
A CBF e as empresas envolvidas foram colocadas na investigação por supostos “atos violadores dos direitos à vida e à saúde”.
Estados e municípios deverão responder por colaborar com as violações ou por omissão “do dever de prevenção a condutas transgressoras de direitos humanos no contexto de atividades empresariais e do dever de proteção contra comportamentos atentatórios a mencionados direitos fundamentais”.
Ainda de acordo com a reportagem, a ideia partiu do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Empresas do Ministério Público Federal, coordenado pelo procurador Thiago Coelho, pelo fato de tanto a Conmebol quanto a CBF, responsáveis pela Copa América no país, não terem provas de que não haverá alta transmissibilidade do coronavírus por causa do torneio.
Em conversa com o seu eleitoral no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou a Copa América no país. Ele comentou sobre o assunto quando foi questionado por um eleitor se havia alguma objeção por parte dele contra a realização do torneio.
“Copa América? Sim [vai ser realizada]. Fui instado no dia de ontem pela CBF. Conversei com todos os ministros interessados. Da minha parte, positivo”, afirmou.
“Mas o que está havendo? Da parte da Globo, [o movimento] contrário. Porque os direitos de transmissão são do SBT. Está havendo a [Copa] Sul-Americana. Começa também na sexta-feira as Eliminatórias da Copa do Mundo. Ninguém fala nada. Não tem problema nenhum”, garantiu.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.