José de Abreu compartilhou com os seus seguidores no Twitter uma iniciativa pensada por ele envolvendo um lockdown nacional liderado pelo ex-presidente Lula (PT) sem a ajuda do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
VEJA ESSA
Em sua rede social, o ator da Globo deu detalhes da ideia, que ainda será apresentada ao ex-presidente. “Vou propor ao Lula que façamos um movimento nacional para um lockdown ‘salva-vidas’ independente do governo federal”, escreveu ele
Segundo ele, a iniciativa funcionaria “contando com o apoio da Câmara dos Deputados, Senado Federal, dos Estados, Prefeituras e do Supremo Tribunal Federal”. José finalizou: “Duas semanas serão o suficiente, segundo cientistas”.
Segundo o médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cláudio Maierovitch, o governo “se manteve na posição de produzir imunidade de rebanho para a nossa população, em vez de adotar as medidas reconhecidas pela ciência para enfrentar esta crise”.
O comentário do médico foi feito durante o seu depoimento na CPI da Pandemia. “Nós não somos rebanho, e não existe nenhum coletivo da palavra ‘pessoa’ ou ‘gente’ que seja traduzido como rebanho. Nós temos diversos: temos multidão, povo, temos muitos coletivos nos nossos dicionários, e rebanho não é um deles”, desabafou.
“Rebanho se aplica a animais, e fomos tratados dessa forma. Acredito que a população brasileira tem sido tratada dessa forma ao se tentar produzir imunidade de rebanho às custas de vidas humanas”, expressou ele. O plano de José de Abreu vai contra o desejo do Governo Bolsonaro.
Desde o início da pandemia do coronavírus, em março do ano passado, o Brasil atingiu mais de 480 mil mortos pela doença e 17 milhões de brasileiros infectados.
Confira:
Vou propor ao @lulaoficial que façamos um movimento nacional para um lockdown “salva-vidas” independente do governo federal, contando com o apoio da @camaradeputados @SenadoFederal , dos estados, prefeituras e @STF_oficial. Duas semanas serão o suficiente, segundo cientistas.
— José de Abreu (@zehdeabreu) June 11, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].