SBT festeja desempenho, mas audiência da Copa América derrete sem a Globo

SBT

Copa América perde audiência com transmissão no SBT (Imagem: Reprodução / Facebook)

O SBT conquistou mais audiência com a chegada da Copa América na programação, mas a competição entre seleções da América do Sul perdeu público na TV de Silvio Santos. A segunda partida da Seleção Brasileira, na última quinta-feira (17), foi vice-líder, mas muito atrás da Globo.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), Brasil x Peru rendeu ao canal paulista média de 12 pontos e 19% de participação (número de televisores ligados). O número é 1 ponto abaixo de Brasil x Venezuela, que marcou a volta da Seleção ao SBT após 23 anos.

Ainda sobre o segundo jogo, a Globo foi líder no horário, com Jornal Nacional e Império, com 25 pontos, ou seja, 13 pontos a mais de audiência, além de 19% de participação em relação ao SBT.

O desempenho do SBT na quinta-feira representa 8 pontos a menos, ou 40% menos audiência abaixo do menor índice já registrado em uma partida de Copa América exibida pela Globo, que foi Uruguai X Equador, em 16/06/2019, quando alcançou 20,pontos de média e 33% de participação; e Venezuela x Argentina em 28/06/2019, quando obteve 20 pontos de média e 41% de share.

A Globo liderou em todas as praças do PNT durante o jogo da Seleção Brasileira. Em Belo Horizonte (189%), no Rio de Janeiro (164%), em Porto Alegre (118%), em Florianópolis (117%), em Curitiba (133%), Belém (125%) e Salvador (118%) teve mais que o dobro de audiência que o SBT no horário. Em Belo Horizonte e Salvador, a partida ficou em 3ª lugar, atrás de Globo e Record.

Com narração de Téo José, comentários de Mauro Beting e Edmilson, análise de arbitragem de Nadine Basttos e reportagens de André Galvão, a goleada da seleção por 4 a 0 rendeu ao SBT 12,6 pontos de média, 15,2 pontos de pico e 18% de share (número de televisores ligados) e a vice-liderança em São Paulo, ante 24,8 pontos da Globo e 10,1 pontos da Record.

Os números mostram a situação triste para a Copa América, mas satisfatória para o SBT. Considerando somente as quintas-feiras, foi a melhor audiência na faixa horária desde 20 de setembro de 2018, quando o canal de Silvio Santos marcou 13,5 pontos de média.

Comparando com a quinta-feira da semana passada, dia 10, a audiência do SBT cresceu 112% durante o jogo. Somente no horário da partida, das 21h às 22h56, a TV alcançou 1,8 milhão de residências e impactou 2,5 milhões de pessoas.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].