Felipe Neto reage e alfineta Mario Frias após MP ser derrubada pelo STF

Felipe Neto

Felipe Neto alfineta Mario Frias após MP (Imagem: Reprodução – Instagram – Agência Brasil / Montagem – RD1)

Felipe Neto usou o seu perfil do Twitter, nesta terça-feira (14), para desabafar contra um comentário de Mario Frias a respeito da medida provisória que dificultava a remoção de conteúdos e perfis das redes sociais.

A MP 1.086/2021, que durou pouco, foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 6 de setembro e acusada de dificultar o combate às fake news na web. Ela, porém, foi suspensa na noite de ontem pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A MP do Bolsonaro q proibia redes sociais de apagarem discurso de ódio foi derrubada pelo STF e Senado. Foi criação da Sec de Cultura, do Mario Frias. Durou um total de 7 dias”, disparou o influenciador digital.

Felipe Neto ainda escreveu: “Os minions gritaram ‘CHORA’ e ‘CHUPA’ quando ela foi implementada. E agora, minions? Chora ou chupa?”.

Cabe ressaltar que a decisão da magistrada se dá na esteira de sete Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) movidas contra a MP — uma pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e outras seis por diversos partidos políticos, entre os quais PT, Novo e PSDB.

“Possibilitar ao Presidente da República, Chefe do Poder Executivo, a restrição de direitos fundamentais por meio de instrumento unilateral — a medida provisória —, sem qualquer participação ativa de representantes do povo e da sociedade civil, revela-se incompatível com o propósito de contenção do abuso estatal”, declarou Weber em um trecho da medida cautelar.

Na semana passada, Mario Frias chegou a utilizar o seu perfil do Twitter para rebater alguns usuários da plataforma que criticaram uma medida provisória assinada por Bolsonaro. Felipe Neto, por exemplo, ouviu poucas e boas do secretário de Cultura e reagiu.

A polêmica MP altera o marco civil da internet. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), o objetivo da MP é combater a “remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores”.

“A MP da Liberdade de Expressão garante que apenas a Justiça possa definir o que é ou não crime, justamente para que milhões de pessoas não fiquem reféns do arbítrio de meia dúzia de Felipes”, declarou o secretário.

Mario Frias completou: “Esses jovenzinhos de cabelo roxo e pouco bom senso, que ocupam os cargos de agentes de censura em grandes empresas internacionais. Estamos trazendo as redes sociais para a ordem legal vigente”.

Felipe Neto, então, reagiu: “Um recado para você. Aproveite bem essa cadeira, esquenta ela bastante, porque você vai vazar daí muito em breve. Já vai se preparando para sair daí, cair no ostracismo, porque ninguém vai mais lembrar quem você é. Ninguém vai mais querer trabalhar com você e virou chacota para o Brasil inteiro”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]