Reginaldo Faria lembra de “banana” em Vale Tudo e desabafa sobre Gilberto Braga

Reginaldo Faria

Reginaldo Faria falou sobre a morte de Gilberto Braga (Imagem: Divulgação / Globo)

Reginaldo Faria foi um dos famosos que lamentaram a morte de Gilberto Braga, nesta semana. O autor lhe deu uma das cenas marcantes da história da teledramaturgia. Em Vale Tudo, da Globo, o personagem do ator deu uma “banana” ao Brasil, enquanto fugia do país.

Ao Encontro, nesta quarta-feira (27), o artista lembrou do personagem: “Foi um grande achado político numa época em que a inflação estava uma catástrofe e o país estava enterrado. Mas tinha os exploradores que viviam disso e meu personagem era um desses”.

“As pessoas perguntam se eu daria outra banana ao Brasil. Digo não, porque amo meu país. A banana que eu daria para esses aproveitadores. Esse achado do Gilberto vai se eternizar”, comentou o veterano.

Reginaldo Faria ainda fez questão de agradecer Gilberto Braga pelos trabalhos na TV. O autor começou a trabalhar na Globo adaptando obras literárias e estreou nos anos 70 sua primeira novela.

“Tenho uma lembrança do Gilberto em uma das preleções e ele me disse que era dos tempos das novelas em rádio. Ele era simples, não veio com a postura dos intelectuais de querer mudar o mundo. Essa simplicidade que fez ele penetrar no coração dos brasileiros. Ele tinha uma grandeza”, desabafou.

Braga é um dos maiores nomes da televisão brasileira, sendo autor de novelas como Vale Tudo (1988), Dancin’ Days (1978) e Celebridade (2003).

O novelista sofria do Mal de Alzheimer e estava afastado da TV. A última novela inédita exibida pela emissora foi Babilônia (2015). Ele está no ar atualmente no canal Viva, com a reprise da novela Paraíso Tropical (2007).

O autor nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele e o marido ficaram noivos no dia 26 de dezembro de 2013 na cidade de Paris, celebrando esta ocasião no restaurante L’Entrecôte. Vieram a oficializar a união na data de 22 de março de 2014, no próprio apartamento de ambos, no Arpoador, no Rio de Janeiro.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]