Lá pelo capítulo 50 de Um Lugar ao Sol uma participação especialíssima de Claudia Mauro, a Helena, na trama, abordará duas situações sérias na sociedade: a gordofobia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down.
VEJA ESSA
Aos 52 anos, Claudia está exultante por lidar com esses temas na volta às novelas da Globo, depois de seis anos. “Helena vai ser uma coach de emagrecimento. Ex-mulher do Paco (Otávio Muller), ela emagreceu após a separação. Eles têm uma filha, a Mel (Samanta Quadrado), uma youtuber e influenciadora digital, que tem Down”, adianta ela.
“Adoro as novelas da Lícia Manzo, que sempre abordam assuntos importantes, como violência doméstica, menopausa, ensino na terceira idade, alcoolismo… Um Lugar ao Sol fala de todos esses, entre outros”, completa.
Na trama das nove, Helena aparece depois de emagrecer muito: “Minha personagem acredita que, além da dieta, tem que abrir mão de determinados hábitos. Assim, consegue chegar ao físico que queria”.
Já a atriz não é xiita nesse aspecto, pelo contrário. Claudia acha que “há pessoas gordas, que têm saúde, beleza, demonstram felicidade, como, por exemplo, muitas bailarinas consideradas fora do peso, que são maravilhosas. A estética, por mais que se diga que não, é um padrão pré-determinado”.
É aí que entra a “difícil” Nicole (Ana Baird) com quem a coach vai trabalhar. Ela sente a pressão, contesta um pouco, mas a rechonchuda irmã da esbelta Bárbara (Alinne Moraes) resolve ir atrás de uma profissional pela cobrança da sociedade.
Já em relação à filha Mel, a personagem de Claudia Mauro é “uma equivocada”. “As pessoas com síndrome de Down são inteligentes, sensíveis, carinhosas, podem ter uma vida independente. Mas Helena superprotege a filha, quer poupá-la de qualquer problema. Ela não acredita na ‘liberdade’ de Mel. E assim surgem os embates com o ex-marido, com quem tem guarda compartilhada. Quantos casais, na vida real, não têm essas discussões?”, comenta a atriz, casada com Paulo César Grande desde 1994, e mãe dos gêmeos Pedro e Carolina, de 11 anos.
“É muito importante insistir na inclusão de pessoas com essa condição genética, desde a escola até a fase adulta”, reafirma Mauro.
Samanta Quadrado: Uma nova estrela na TV
Ela se define como uma pessoa vaidosa, educada, que ama “de verdade” a feijoada e não gosta de jiló, gosta de carnaval e de samba, adora a cor rosa e o perfume do Antonio Banderas.
Casada com Breno, também portador da Síndrome de Down, comenta que sua viagem preferida foi a Orlando, na Flórida. A paulistana Samanta Quadrado, de 32 anos-parecendo-muito-menos, fala sobre beleza no YouTube, dá conselhos e está sempre produzidíssima. Mas também ajuda projetos sociais e ONGs.
Desenvolta e sempre animada, a youtuber ficou numa alegria enorme quando seu assessor, Vinícius Bertoli, levou o contrato da emissora carioca para Samanta assinar.
Os pais dela, Denise e Maurício, emocionados, comentaram que era um dia especial. “Estamos muito felizes e orgulhosos que a Sassá vai ser atriz da Globo. Vão colocá-la no lugar que ela merece”, avisam.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.