O Grupo Bandeirantes de Comunicação foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar um ouvinte que foi detonado durante o Band Coruja, na Band FM. No programa de humor, o homem foi chamado de “desgraçado”, “folgado” e “covarde”.
VEJA ESSA
Em março deste ano, o apresentador Pedro Rafael disse que um ouvinte tinha reclamado do programa no site Reclame Aqui, segundo ele, por ter sido bloqueado no WhatsApp. Por causa disso, ficou inviável a sua participação em promoções da rádio.
O apresentador leu a reclamação ao vivo e divulgou o primeiro nome do ouvinte. De acordo com o UOL, ele debochou de um erro gramatical do texto da reclamação e, em tom de piada, tentou contato com o rapaz.
Ataque no programa da Band FM
Sem conseguir a linha direta com o ouvinte, os locutores da Band FM passaram a chamá-lo de “desgraçado”, “covarde” e “folgado”. Mais do que isso: ensinaram os outros ouvintes a obter o número do celular do homem.
A advogada Débora Yang, representante do ouvinte, disse que “tal situação causou constrangimento profundo, dor e humilhação a ele”.
Em defesa, a Band alegou que “o autor do processo pode até não gostar do humor praticado pelos apresentadores, o que é legítimo e regular”, mas que, “do ponto de vista jurídico, nenhum abuso foi cometido, na medida em que o que se defende é a defesa da liberdade democrática de se expressar por intermédio do humor, da sátira e da caricatura”.
O juiz Eduardo Francisco Marcondes discordou da Band FM. Para o magistrado, a rádio marcou o ouvinte de alguma forma e condenou a emissora, em primeira instância, a pagar uma indenização de R$ 5 mil, além de retirar o conteúdo ofensivo do ar.
O advogado André Marsiglia Santos, representante da TV administrada por Johnny Saad, garante que a Band vai recorrer da decisão.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.