Streaming faz Smart TV e celulares arrebentarem em consumo de vídeo

Streaming

Streaming garante espaço importante entre os brasileiros em 2021 (Imagem: Divulgação / Globoplay)

Em 2021, o streaming ganhou uma força importante no país. O Ibope divulgou os primeiros dados de consumo de vídeo online no país, graças ao trabalho de criação de novos recursos para a medição de audiência.

Na amostra apresentada pela instituição, entre os dias 5 e 11 de dezembro, os dispositivos mais usados para o uso das plataformas foram Smart TVs, com 48%, Smartphones, com 42%, computadores, com 8%, e tablets, com 2%.

No estudo, o Ibope notou que o dispositivo preferido dos brasileiros mudou quando a medição concentrou o trabalho apenas em SVODs – serviços financiados por assinaturas, como ativos digitais (Netflix e Amazon Prime) ou ligados a canais de TV (Globoplay, HBO Max).

Na nova projeção, as Smart TVs subiram para 81%. Os celulares vieram mais atrás, com apenas 13%. As mulheres foram as que mais consumiram o conteúdo, com 54,1%, além de faixa etária predominante entre 18 e 34 anos, com 26%.

Audiência do Streaming

Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media Brasil, falou sobre os próximos passos da empresa. “Nos próximos meses, os dados sobre consumo de vídeo online estarão disponíveis por meio da solução Video Streaming Report, que apresentará aos nossos clientes os dados de consumo do vídeo online”, explicou.

“Nossa meta é ter o Painel 2.0 instalado em 3 mil domicílios até os primeiros meses de 2022, contemplando todo o ecossistema de vídeo no Brasil”, pontuou.

Ainda a respeito da análise, o Ibope percebeu que os brasileiros mostraram interesse em um consumo maior do conteúdo do streaming aos domingos. O menor consumo foi visto na quinta-feira.

Entre 2020 e 2021, o público abriu os olhos para o conteúdo disponibilizado pelo streaming, principalmente plataformas como Netflix, Amazon Prime, HBO Max e Globoplay.

Neste ano, os diretores dos serviços partiram para a guerra em busca do melhor pessoal e conteúdo para os seus assinantes. Das emissoras de TV de sinal aberto, apenas a Globo entrou na briga pelo seu espaço no gênero.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.