Com base nas novas estimativas da população do país, a Kantar Ibope Media vai lançar a partir de 1º de janeiro uma tabela atualizada do número de domicílios e de indivíduos para cada ponto de audiência nas 15 principais praças do país.
VEJA ESSA
No PNT (Painel Nacional de Televisão), cada ponto vai contabilizar 258.821 mil domicílios e 713.821 mil indivíduos. Na Grande São Paulo, a principal praça do mercado, cada ponto vai valer 74.666 mil domicílios e 205.755 mil indivíduos.
Em Campinas, 8.035 mil domicílios e 22.328 indivíduos. Na Grande Rio de Janeiro, 47.601 mil domicílios e 124.692 mil indivíduos. A tabela atualizada continua com a Grande Belo Horizonte. Na região, cada ponto vai representar 20.542 domicílios e 55.282 indivíduos.
Na Grande Vitória, cada ponto vai equivaler a 6,673 domicílios e 18.457 indivíduos. Na Grande Porto Alegre, 16.334 mil domicílios e 40.462 indivíduos. Na Grande Curitiba, 11.628 domicílios e 31.945 indivíduos. Na Grande Florianópolis, 4.302 domicílios e 11.084 indivíduos.
Mais praças de medição do Ibope
O número cresce consideravelmente para a medição na Grande Goiânia, com 8.682 domicílios e 24.166 indivíduos. No Distrito Federal, 9.335 domicílios e 27.604 indivíduos. Na Grande Salvador, 12.813 domicílios e 35.591 indivíduos.
Na Grande Fortaleza, o número de domicílios oscila para 12,193 e para indivíduos sobre para 36.995. Na Grande Recife, 12.529 domicílios e 36.186 indivíduos. Em Belém, 7.241 domicílios e 22,726 indivíduos. Por fim, Manaus, com 6.247 mil domicílios e 20.547 indivíduos.
A novidade vai movimentar os departamentos comerciais das principais emissoras de TV do país, com novos estudos sobre os seus programas de TV ao mercado publicitário.
Para o ano que vem, existe a certeza de uma briga maior entre SBT e Band pelo terceiro lugar em vários momentos do dia, além da tradicional briga pela vice-liderança entre Record e SBT, principalmente no horário nobre.
A emissora quarta colocada quer entrar na disputa com Faustão. A Globo deve continuar líder e com folga, sem qualquer susto ou forte concorrência das rivais nos principais horários.
A meta da emissora é elevar os índices de audiência na faixa da tarde e horário nobre. No último caso, a direção espera que o remake de Pantanal resolva o problema.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].