Globo é alvo de denúncia de racismo nas gravações de Nos Tempos do Imperador e reage

Nos Tempos do Imperador

Produção de Nos Tempos do Imperador é acusada de racismo (Paulo Belote / Globo)

Nos Tempos do Imperador se despede da programação da Globo, nesta sexta-feira (4), mas está no meio de uma polêmica. A novidade da vez é que o departamento de compliance da emissora recebeu uma denúncia de suposto racismo praticado durante as gravações da novela de época.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a queixa é que artistas negros do folhetim teriam sofrido diferença de tratamento no ambiente de trabalho em relação ao elenco formado por atores brancos.

A Globo foi procurada para se pronunciar sobre o assunto, mas declarou que comenta questões relacionadas a investigações do compliance, área que garante que as normas de conduta e as leis estejam sendo cumpridas.

O canal ressaltou que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho sob pena de desligamento da empresa.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, afirmou o veículo.

Cabe lembrar que, após a sua estreia no canal, Nos Tempos do Imperador, que se passa durante o Brasil Império, foi criticada por “romantizar a escravidão” e apresentar erros factuais.

Nos Tempos do Imperador reage após semanas

Tonico, vilão vivido por Alexandre Nero, morreu misteriosamente no capítulo de Nos Tempos do Imperador da última quarta-feira (2). Com um misterioso “quem matou?”, a trama das seis da Globo atingiu bons índices de audiência e afetou positivamente o prime time.

Enquanto esteve no ar, das 18h36 às 19h13, a novela protagonizada por Selton Mello, Mariana Ximenes e Letícia Sabatella amealhou 20,5 pontos de média, 22,1 pontos de pico e 33% de share (número de televisores ligados), ante 7,9 pontos da Record, 6,2 do SBT, 5,7 da Band e 1,4 da RedeTV!.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.