Apresentador do Flow Podcast, Monark quebrou o silêncio em um vídeo sobre a polêmica em que se envolveu. O youtuber pediu desculpas e disse que estava bêbado quando defendeu a existência de um partido nazista no Brasil.
VEJA ESSA
Nas redes sociais, o famoso foi duramente criticado. Comunidades judaicas também detonaram o apresentador e o podcast já perdeu ao menos dois patrocinadores após a fala.
Em sua defesa, Monark declarou que foi insensível, pediu compreensão e convidou pessoas da comunidade judaica a ir ao seu programa conversarem com ele e explicarem mais “sobre toda a história” a ele.
O comentário do famoso foi feito no podcast desta segunda (7), no qual participavam Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). O programa, cabe lembrar, já perdeu patrocinadores e Monark foi muito criticado após questionar no Twitter se “ter opinião racista é crime” em 2021.
Ontem, ele disse: “A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei”.
Tabata rebateu o comentário de Monark ao falar que a “liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro”.
“O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”, afirmou a parlamentar.
Comunidades judaicas se posicionam contra Monark
As organizações judaicas, como a Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita de São Paulo, repudiaram os comentários dele.
“A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) condena de forma veeemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o “direito de ser antijudeu”, feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera ‘inferiores'”, diz uma das notas.
Já a Federação Israelita Paulista descreveu como “absolutamente inaceitável” a manifestação de Monark.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o apresentador Monark se desculpou sobre as falas polêmicas no podcast Flow.
O influenciador aproveitou para chamar a comunidade judaica para um diálogo mais próximo a fim de aprender mais sobre o assunto nazismo. Confira!
(? Twitter) pic.twitter.com/IPhgFt6q4F
— RD1 – Rede de Famosos e TV (@rd1oficial) February 8, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]