Record e Jovem Pan cometem gafe e exibem game em vez da invasão da Rússia à Ucrânia

Jovem Pan

Jovem Pan exibe imagem de game como se fosse de invasão russa na Ucrânia (Imagem: Reprodução / YouTube)

A Record e a Jovem Pan News caíram em uma fake news durante a cobertura invasão russa à Ucrânia, que teve início na madrugada desta quinta-feira (24). Noticiários dos dois canais usaram um vídeo que mostra um avião sendo atingido por mísseis.

As imagens, na verdade, são do game ARMA 3. Foram os próprios jogadores que repararam na confusão, que acabou virando piada nas redes sociais.

Na Jovem Pan, as imagens do jogo foram exibidas enquanto comentaristas analisavam a situação. A Record, por sua vez, colocou o vídeo no ar durante o Balanço Geral RJ.

No vídeo que é mostrado te uma espécie de arma de artilharia disparando contra um avião. Porém, ambos são assets do jogo. Um detalhe da gravação é que ela foi retirada do aplicativo Kwai, uma espécie de rival do TikTok.

Esta não foi a primeira vez em que os gráficos realistas dos videogames causam confusão na Record. Em outra ocasião, imagens do Forza Horizon foram levadas ao público como se fosse uma prova para ser motorista do presidente dos Estados Unidos.

No Twitter, os internautas reagiram. “A Jovem Pan exibiu, durante o Jornal da Manhã, cenas do videogame Arma 3 como se fossem imagens da guerra entre Rússia e Ucrânia enquanto o comentarista Luís Artur Nogueira detalhava impactos do confronte na economia mundial”, observou um.

“JP usou um vídeo do Arma 3 como se fosse real”, disparou outro. “E a Jovem Pan que deu notícia sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia usando um take do jogo ‘Arma 3’ achando que era um vídeo da invasão Russa à Ucrânia”, ironizou uma terceira.

Ratinho causa ao falar de ataque à Ucrânia

Carlos Massa, o Ratinho, voltou a causar polêmica com declaração. Na madrugada desta sexta-feira (25), o apresentador do SBT postou em seu perfil no Instagram um pedido para que os brasileiros não acompanhassem as notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Sem citar emissoras ou veículos da imprensa, o comunicador alegou que estar informado sobre a guerra entre os países não vai ajudar em nada na vida do brasileiro. Segundo Ratinho, tudo, pelo contrário, só piora para quem assiste ou lê informações do “noticiário de guerra”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]