A Record News usou um vídeo errado para uma matéria ilustrativa sobre a guerra na Ucrânia. O canal de notícias apostou em imagens exibidas em 2014, oito anos antes do ataque do exército russo contra o país vizinho.
VEJA ESSA
“Ucranianos estão preparados para defender a capital Kiev como podem. Um vídeo mostra o momento em que tanques russos são atacados por coquetéis molotov”, disse a Record News.
“Uma rede de TV ucraniana transmitiu instruções de como preparar essas armas químicas”, anunciou. A informação verdadeira foi abalada pelo vídeo antigo.
O âncora insistiu no erro durante a cobertura: “Tanque russos são atacados por coquetéis molotov. A gente estava comentando que uma rede de TV ucraniana transmitiu instruções de como preparar essas armas caseiras”.
O verdadeiro vídeo da Record News
A produção feita por ucranianos ocorreu em 2014, e foi exatamente assim que a população de Kiev usou coquetéis molotov para resistir às forças do próprio governo em 2014.
O resultado funcionou na época e a mesma tática foi pensada para a chegada do exército russo na capital do país. As autoridades ucranianas prepararam
“Você pode ter certeza de que a mesma recepção calorosa está aguardando as tropas russas em Kiev”, garantiu um perfil no Twitter em meio ao confronto entre os países.
A Record News derrubou a programação e abriu uma grade especial para a cobertura da guerra na Ucrânia. Assim como o canal do Grupo Record, outros canais do gênero dispensaram o noticiário preparado para os últimos dias de olho nos desdobramentos da invasão ao país do Leste Europeu.
Confira:
This is how people of Ukraine used Molotov cocktails to resist our own government forces back in 2014.
You can be sure that the same “warm welcome” is awaiting Russian troops in Kiev.
How come Putin thought it would be a leisurely walk for him? pic.twitter.com/5ep7ohODO7
— Tim Soulo ?? (@timsoulo) February 26, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].