A GloboNews foi a mais procurada pelo público interessado na guerra da Ucrânia, provocada por Vladimir Putin, presidente da Rússia, há seis dias. O canal de notícias foi líder de audiência na última quinta-feira (24) em cima da CNN Brasil, Jovem Pan News, Record News e BandNews.
VEJA ESSA
Pelo menos 3,5 milhões de pessoas passaram pela programação da GloboNews no dia 24 de fevereiro, um número 38% maior que a soma de todos os canais de notícias do país.
O dia foi marcado pela mobilização de milhares de ucranianos, que deixaram Kiev, a capital do país, com medo da iminente invasão russa. O canal de notícias da Globo mostrou o trânsito da cidade, especialmente no acesso às saídas da capital.
No mesmo período, o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia informou o fechamento do espaço aéreo “por causa do alto risco de segurança”. A corrida da população aos supermercados também foi exibida pela emissora brasileira.
GloboNews exibe discurso de presidente da Ucrânia
O canal de notícias do país entrou na lista dos outros canais do gênero e exibiu o discurso de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, sobre a resistência do país contra o cerco das trupas russas:
“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia”.
“Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país. Há um minuto, tive uma conversa com o presidente Biden. Os EUA já começaram a unir o apoio internacional”, afirmou.
“Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando. Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para tudo. Vamos vencer todos porque somos a Ucrânia”, disse.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].