Funcionários da TV Cultura apertam Doria e conquistam reajuste salarial

TV Cultura

João Doria é confrontado por funcionários da TV Cultura e fundação libera ajuste salarial após vários anos (Imagem: Reprodução / TV Cultura)

Depois de uma briga de peito aberto entre os funcionários da TV Cultura e o governo de João Doria, os colaboradores receberam a notícia desejada: o ajuste salarial pedido por vários anos. O anúncio foi feito pela Fundação Padre Anchieta.

Em pronunciamento realizado na última quarta-feira (9), José Roberto Maluf, presidente da fundação, disse que “após amplas negociações com o governo do estado, por meio da Secretaria de Orçamente e Gestão”, a direção liberou a verba para o reajuste salarial.

O valor divulgado foi de 10,33% aos colaboradores celetistas, a partir de 1º de março. Além disso, reajuste aplicável aos colaboradores da TV Câmara, Brasil jazz Sinfônica e Univesp TV.

Além do percentual, a fundação anunciou o acréscimo ao auxílio-creche e ao seguro de vida. O vale-alimentação e o vale-refeição também foram reajustados em 10,19%, retroativos a janeiro de 2022.

Os colaboradores jurídicos, os chamados PJs, não receberam o benefício, algo que só será analisado na hora da renovação do contrato.

Sindicalistas ficam na bronca com TV Cultura

Há cinco dias, sindicalistas afirmaram que o governo de SP, comandado por João Doria, iniciou uma onda de cortes de recursos “sistematicamente e sucateando a emissora”.

O governo informou por meio de nota que “todas as solicitações de reajustes salariais das fundações devem ser submetidas e avaliadas pela Comissão de Política Salarial, que analisa caso a caso”, e salientou:

“Os eventuais reajustes salariais, limitados à variação do IPCA dos últimos 12 meses, devem ser compensados com redução permanente com gasto de custeio e/ou pessoal”.

A assessoria do governo reforçou que “não é permitido aumento de despesa com pessoal a partir de julho, por causa da legislação eleitoral”.

A vitória veio à tona sete meses antes da eleição. João Doria e tornou o presidenciável pelo PSDB depois de um embate interno com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].