Vamos ver se você entende de novelas. Qual personagem falava “oxente, my God”? Acertou quem disse Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque, interpretada pela inesquecível Eva Wilma, em A Indomada.
VEJA ESSA
E será com ela a homenagem que vai ao ar no Viva a partir de hoje, na segunda fase da campanha multiplataforma que marca os 70 anos de telenovelas no Brasil.
Tendo como fio condutor o conceito “Tem Sempre Uma História Inesquecível Com a Gente”, dessa vez, as peças, que serão exibidas na TV e redes sociais, constituem três pílulas que utilizam o recurso deepfake, uma tecnologia de inteligência artificial usada para criar conteúdos digitais falsos e convincentes.
Com o auxílio dessa ferramenta, os vídeos mostram cenas de cotidiano com pessoas comuns que, no meio de alguma situação, falam um bordão conhecido com a voz de um personagem icônico de uma novela que marcou a teledramaturgia brasileira.
A primeira fase da campanha foi ao ar em dezembro de 2021 nos canais TV Globo e Viva e na plataforma de streaming Globoplay, convidando o público a relembrar as diferentes tramas exibidas ao longo de todos esses anos.
“O Viva é o canal que olha para o passado com os olhos do presente e traz os personagens dos grandes sucessos para o nosso dia a dia. Na celebração desta efeméride, com a ajuda do deepfake, podemos levar o conceito ao extremo e mostrar como esses personagens icônicos vivem entre nós”, comenta Stephanie Purwin, gerente de Programação do Viva.
#EXCLUSIVO: confira o teaser do @canalviva sobre os 70 anos de novelas no Brasil. #Novelas70anos #CanalViva #Viva pic.twitter.com/ld237EHb8l
— RD1 – Rede de Famosos e TV (@rd1oficial) March 11, 2022
Fernanda Menezes Côrtes é jornalista, com mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação, sendo os últimos onze anos voltados ao mundo do entretenimento e da televisão. Trabalhou na comunicação da Globo e do Canal Viva e como assessora de artistas.